Piauí Por: Redação Rede Piauí Repórter 01 Abr 2019 15:08 Rede Piauí de Notícias

UESPI: reunião com governador termina sem acordo e professores continuam em greve

Os grevistas declararam que "a reunião trouxe algumas promessas e poucos avanços significativos e, por isso, é importante manter a mobilização forte".


Uma reunião entre sindicalistas da Universidade Federal do Piauí (Uespi) e o governador Wellington Dias na manhã desta segunda-feira (01) terminou sem acordo. Segundo a Associação dos Docentes da Uespi (Adcesp), os professores devem permanecer em greve. A associação declarou que "a reunião trouxe algumas promessas e poucos avanços significativos e, por isso, é importante manter a mobilização forte". 

De acordo com a entidade, o único avanço ocorreu em relação a promoção, progressão e mudanças de regime dos professores. “Foi garantida para os professores a implantação das promoções, progressões e mudança de regime agora na folha de abril. Sobre a autonomia financeira, ficou definido da gente criar um grupo de discussão para pensar em relação a isso. Em relação às pautas de reposição salarial, não avançamos pois o governo alega a LRF e, sobre o concurso, ele também alega a LRF. Não foi aberta uma possibilidade de continuar essa discussão", disse Rosângela Assunção, representante do Sindicato dos Docentes da Uespi.

Após a reunião, o secretario de Governo, Osmar Junior (PCdoB), apresentou os pontos que, segundo o governador, podem ser atendidos sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Wellington Dias pediu compreensão dos professores e alunos da instituição. 

"O governador manifestou a disposição de manter o diálogo. Essa é a orientação para toda a equipe. Ele afirmou que ações emergenciais que não estejam limitadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal serão atendidas e já elencou quatro. São elas: o pagamento de promoção anterior que já estão estava na previsão, portanto, não se constitui em despesa nova que não é possível legalmente; ele autorizou a regularização do sistema de bolsas estudantis. O terceiro ponto é relativo às obra emergências para que ocorra sem prejuízos ao funcionamento das atividades da Uespi. E quarto ponto, determinou  que seja apresentado o quadro necessidade de professores substitutos, já que não é possível fazer concurso efetivo", explicou.

Os docentes da Uespi realizarão uma assembleia geral de avaliação da negociação e decisões a cerca do movimento grevista na próxima quarta-feira (03) a partir das 9h30 no Espaço dos Caixas Eletrônicos (CCN - Campus Torquato Neto).

greve na uespiUESPI: reunião com governador termina sem acordo e professores continuam em greve. Foto: Jorge Bastos/Karnak



Deixe seu comentário: