Tocando Agora:Rede Piauí de Notícias
Redação Rede Piauí EDITOR CHEFE
Anderson Soares COMERCIAL
WhatsApp EXPEDIENTE/FALE (86) 99494-2468
Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 06 Nov 2018 17:04 Rede Piauí de Notícias

Vacinação antirrábica nas zonas Sul e Sudeste de Teresina será neste sábado (10)

Serão 129 postos imunizando cães e gatos nas zonas Sul e Sudeste, entre as 8h e as 17h. A meta é vacinar cerca de 55 mil animais.


Acontece neste sábado (10) a segunda etapa da campanha de vacinação contra a raiva em Teresina. Desta vez, serão 129 postos imunizando cães e gatos nas zonas Sul e Sudeste, entre as 8h e as 17h.

A meta é vacinar em torno de 55 mil animais nas duas grandes regiões da cidade. Na primeira etapa, realizada no último sábado (03), foram vacinados 60.264 animais, sendo 45329 cães e 14935 gatos. A meta para a região era de 63.393 animais, o que totaliza 95,6% de cobertura.

“Com esta segunda etapa, encerramos a vacinação da zona urbana. Depois disso, faremos a zona Rural nos dias 24 de novembro e 1º de dezembro”, explicou Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS. Ao fim da campanha, a expectativa é que mais de 140 mil cães e gatos sejam imunizados em todo o município.

Para o dia da campanha, a gerente de Zoonoses pede que pessoas com capacidade de conter os animais levem os mesmos para a vacina. “Porque percebemos que muitas crianças levam os animais e elas não têm força para conter o animal na hora da vacina, além de idosos sem condição física para segurar um animal de médio e grande porte, por isso fazemos essa ressalva”, esclarece.

Oriana, que também é veterinária, pede ainda que seja dada preferência aos horários em que o sol não esteja muito quente, para evitar estresse nos cães e gatos. “Existem muitos animais que não realizam nenhuma atividade física e que estão acima do peso, que se os donos o levarem caminhando ao meio dia para se vacinar e voltar imediatamente, ele pode ser prejudicado”.

A vacinação é a única forma de prevenção contra a raiva, que pode ser transmitida para o homem e é fatal. A vacina animal, que é segura e gratuita, é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol. "As vacinas dos animais são produzidas com o mesmo cuidado que a dos humanos, e não há reaproveitamento de agulhas, porque nós respeitamos tanto os animais quanto os humanos que cuidam deles", disse a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.

O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986. Já o último caso de raiva canina foi em 2011 em um cão do interior do Piauí, cujo proprietário é residente de Teresina.

@orealdotinhaVacinação antirrábica nas zonas Sul e Sudeste de Teresina será neste sábado (10). Foto: Instagram



Deixe seu comentário: