Economia Por: Redação Rede Piauí Repórter 14 Abr 2018 17:41 Rede Piauí de Notícias

Varejo tem previsão de redução de crescimento em 2018 para 5%, diz CNC

A CNC acompanha queda do resultado da Pesquisa Mensal do Comércio


A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) reduziu em 0,2  ponto percentual a expectativa de crescimento do comércio em 2018, para 5%.

A redução foi motivada pela queda de 0,2% nas vendas do varejo, verificada em fevereiro deste ano em comparação a janeiro, conforme a Pesquisa Mensal do Comércio divulgada na última quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sem crescimento mensal desde novembro do ano passado, o quadro do setor registrou uma amostra alta de 2,4%, dos dados feitos pela CNC. “Maior dificuldade do consumo nos últimos meses”. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o varejo avançou em fevereiro 5,2%, o desempenho menos favorável do volume de vendas desde julho do ano passado.

Para a Confederação, apesar de resultados positivos em dois dos dez segmentos cobertos pela pesquisa do IBGE, a recuperação do setor “continua dependente, de forma mais ampla, da regeneração das condições de consumo”.

Em relação à avaliação da entidade é que, ao processo de desinflação deve se somar a intensificação da queda nas taxas de juros ao consumidor para que, quando da retomada do nível de emprego, o setor possa consolidar sua recuperação.

*Reportagem de Helorrany Rodrigues, supervisão de Pedro Henrique Santiago




Deixe seu comentário: