Tecnologia e Inovação Por: Thiago Andrade Repórter 14 Abr 2018 18:04 Rede Piauí de Notícias

Veja o que muda com o desligamento do sinal analógico de TV

A Seja Digital é o órgão responsável pela operação do processo de migração do sinal de TV no Brasil


Em Teresina e em outros 4 municípios próximos, o sinal analógico de TV está programado para ser desligado no dia 30 de maio. Até lá, os moradores dessas regiões precisam equipar suas casas para que permaneçam assistindo os canais abertos de televisão. O sinal digital já está disponível e todo aparelho de televisão pode exibir a programação dos canais abertos com alta qualidade. Se a TV for de tubo ou fabricado antes de 2010, necessita de uma antena digital e um conversor. Se o aparelho for de tela fina fabricado depois de 2010, precisará somente uma antena para TV digital.

A digitalização dos canais de TV tem previsão para terminar no final deste ano
A digitalização dos canais de TV tem previsão para terminar no final deste ano. Foto:Reprodução: Internet

A digitalização dos canais de TV tem previsão para terminar no final deste ano e a Seja Digital é o órgão não governamental e sem fins lucrativos responsável pela operação do processo de migração do sinal de TV no Brasil. Com a medida a programação da TV aberta no Brasil estará em conformidade com os padrões internacionais de transmissão, a exemplo do que já ocorre em outros países, possibilitando aos telespectadores que desfrutem de seus programas preferidos com imagem e som com qualidade semelhante à de uma sala de cinema.

“O processo de migração vai permitir também a oferta futura da banda larga 4G que será utilizada na faixa de 700Mhz”, declara Antonio Martelletto, presidente da Seja Digital. O 4G é uma das tecnologias para telefonia móvel mais modernas e que permite a diversos dispositivos – como celular, smartphone, laptops e tablets – conectar a internet com velocidade mais rápida e em ambientes fechados.

O processo de migração, que já passou por Rio Verde, em Goiás, e pelas regiões do Distrito Federal (10 cidades), São Paulo (39 cidades), Goiânia (29 cidades) e Recife (14 cidades), Salvador (20 cidades), Fortaleza (15 cidades), Vitória (7 cidades), Rio de Janeiro (19 cidades), Belo Horizonte (39 cidades), Campinas (85 cidades), Santos (9 cidades), Vale do Paraíba (19 cidades), Franca (25 cidades), Ribeirão Preto (20 cidades) e Curitiba (27 cidades) tem obtido resultados positivos após o encerramento das transmissões analógicas, com quase 100% da população digitalizada.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil.




Deixe seu comentário: