Tecnologia e Inovação Por: Redação Rede Piauí Repórter 06 Out 2020 16:32 Rede Piauí de Notícias

Wellington Dias anuncia expansão de internet da PPP Piauí Conectado para todo o estado

O governador entregou a primeira etapa do projeto, que leva internet banda larga para cidades que ainda não contam com o serviço.


O Piauí agora conta com 96 municípios com conexão gratuita à internet. Essa marca representa a conclusão da primeira fase da Parceria Público-Privada (PPP) Piauí Conectado, entregue em solenidade, nesta terça-feira (6), com a participação do governador Wellington Dias, na Praça Rio Branco, no Centro de Teresina.

De acordo com o Governo do Estado, a entrega da primeira etapa do projeto, que levou internet banda larga para cidades que ainda não contam com os serviços, ocorre nove meses antes do previsto, permitindo a otimização dos serviços públicos, reduzindo custos e maximizando a eficiência no atendimento.

Wellington Dias

 Wellington Dias anuncia expansão de internet da PPP Piauí Conectado para todo o estado.

Até o momento, já foram investidos mais de R$ 80 milhões. Ao final do contrato, R$ 214.055.786,65 serão aplicados na expansão de internet banda larga por todo o estado, beneficiando os 224 municípios que compõem o território piauiense até 2022.

“O objetivo inicial era ter esses 96 municípios em rede de fibra, de norte a sul do estado, mas a meta final é chegar a todas as cidades. Já somos o primeiro estado do Nordeste a universalizar a telefonia móvel, fizemos uma antecipação de meta ainda no meu primeiro mandato, trabalhamos agora em uma perspectiva moderna de garantir a fibra ótica para todos os municípios, somos o primeiro estado brasileiro a alcançar isso. Neste mês estão sendo trabalhados em mais cinco municípios e a perspectiva agora é de alcançarmos os outros 123 municípios até 2022”, destacou o governador.

Já foram implantados mais de 2.000 km de fibra óptica com velocidade mínima nos pontos de internet dos órgãos estaduais de 30 Mbps e de 40 Mbps nos pontos de acesso público.

A superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura, reiterou a importância da entrega de conectividade ao estado pelo Piauí Conectado. “A concessionária antecipou a meta, com uma redução de prazo eles entregaram 1.500 pontos de acesso para o governo e nos acessos públicos, como praças, parques e alguns outros locais que as pessoas podem usar o wi-fi livre, e mais de dois mil quilômetros de rede de fibra óptica instaladas. Então, é um projeto que tem um potencial transformador incrível, pois, hoje, internet e conectividade são fundamentais para que tenhamos acesso à informação e a serviços e esse trabalho feito pela concessionária vai melhorar e potencializar a atuação do governo, principalmente nas cidades do interior”, ressaltou a gestora.

De acordo com o diretor da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Antônio Torres, o trabalho é realizado em parceria, sob o acompanhamento do órgão. “Essa entrega, nove meses antes do prazo, só foi possível graças ao trabalho da empresa e todos os envolvidos. Destacamos a contribuição, desde o projeto que foi pensado, das pessoas que estão fiscalizando e, principalmente, das cidades, dos prefeitos, que foram muito solícitos na instalação nas fibras; a Equatorial, que nos cedeu o espaço nos postes. Então, é um projeto que envolve vários parceiros. Vamos seguir nesse projeto até levar a todo o estado do Piauí internet de qualidade e com alta velocidade”, afirmou o Torres.

O diretor-presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, falou sobre os próximos passos da empresa no projeto. “Conectamos 96 municípios do estado em apenas 15 meses de projeto, isso representa desenvolvimento, economia, agilidade nos serviços para a população do Piauí. O projeto irá entregar, em novembro, um data center com a maior segurança possível; iremos também começar a construção do nosso backbone subterrâneo, que vai fazer a interligação entre os municípios; e trabalhar no projeto de expansão para chegar aos 224 municípios. Em Teresina, além do data center, iremos instalar outros pontos de acesso público nas praças, como fizemos na Praça Rio Branco, na Ponte Estaiada e em outros 25 espaços de pontos de acessos públicos”, pontuou o gestor.

Ainda este mês, o programa será implantado também nos municípios de Cajueiro da Praia, Paes Landim, Pedro II, Santa Filomena e São Miguel do Fidalgo. Além disso, uma ampliação é prevista para que chegue a mais 123 municípios até o próximo ano, alcançando a marca de 100% do estado coberto por banda larga de qualidade.

Geração de Empregos

O Piauí Conectado, além de levar internet de qualidade aos 224 municípios do estado, também está gerando quase 600 empregos diretos e indiretos, como afirma Viviane Moura.

“Ao longo desse período de implantação da rede de fibra, que não vai parar agora, ainda tem mais três mil quilômetros de rede de fibra óptica para ser implantado, vem aí a segunda fase da rede de expansão para chegar a todos os 224 municípios, mas ao longo desses dois anos de contrato e um ano de execução, foram mais de 500 empregos diretos gerados, temos um total de quase 600 empregos entre diretos e indiretos, e vale dizer que são empregos qualificados, porque estamos tratando de um serviço que envolve uma contratação de pessoas com um potencial de qualificação maior, que a pessoa trabalha com tecnologia, enfim, isso muda também o cenário com relação ao potencial para a empregabilidade e para a formação de acadêmicos no Piauí”, destacou a superintendente.




Deixe seu comentário: