Piauí Por: Redação Rede Piauí Repórter 14 Dez 2021 00:12 Rede Piauí de Notícias

Wellington Dias considera acionar Justiça para diminuir fila do Bolsa Família no Nordeste

O Nordeste registra, atualmente, a maior fila de entrada para o benefício no país. Das 2,3 milhões de pessoas em espera, 844 mil são nordestinos.


O governador Wellington Dias (PT), presidente do Consórcio Nordeste, afirmou nesta segunda-feira (27) que não descarta acionar a Justiça Federal para que mais famílias sejam atendidas pelo Programa Bolsa Família nos estados da região. O Nordeste registra, atualmente, a maior fila de entrada para o benefício no país. Das 2,3 milhões de pessoas em espera, 844 mil são nordestinos.

Os números fazem parte de um levantamento pelo próprio Consórcio Nordeste divulgado recentemente. Entre os dados levantados, chamou atenção o fato de que no Nordeste, 48 mil famílias perderam o direito de receber o benefício entre os meses de dezembro de 2020 e fevereiro de 2021. Enquanto no mesmo período, outras regiões tiveram ganho em quantidade de registrados. 

Questionado se o cenário mostrava uma discriminação ou possível retaliação do Governo Federal aos governadores do Consórcio, Wellington Dias comentou que o problema se estende para todo o Brasil, porém, acrescentou que a situação do Nordeste é “desproporcional”. 

Durante a pandemia, foram os governadores da região os principais a fazerem contraponto ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em relação as medidas sanitárias e de isolamento contra a Covid-19. 

“Claramente, temos dois problemas, que são: 2.3 milhões de pessoas que preenchem os requisitos e não estão recebendo os benefícios do Bolsa Família e quando olhamos o Nordeste, de forma desproporcional, que tem mais ou menos 20% da população brasileira e tem mais de dois terços desses que não são atendidos. Por quê?”, questionou. 

Em maio, Dias oficiou o ministro da Cidadania, João Roma, sobre a situação que se estende até o momento. Atualmente, ele informou que o Ministério Público Federal, bem como a Defensoria Nacional foram acionadas.

Fonte: Cidade verde.




Deixe seu comentário: