Oeiras registra o segundo maior volume de água do nordeste
Pelo menos 85% do território do Piauí está em alerta de risco de temporais
De acordo com a pesquisa do site CimaTempo, o município de Oeiras, localizado a 313 km de Teresina, é a segunda cidade da região nordeste a registrar o maior volume acumulado de água durante esse período chuvoso de 2018. O primeiro lugar em volume de chuvas é da cidade de Apodi no Rio Grande do Norte e a capital Teresina ocupou o 3° lugar com maior volume acumulado de água.
Dados do Instituto de meteorologia mostram que pelo menos 85% do território do Piauí está sob alerta de risco de temporais, podendo assim ocorrer fenômenos naturais severos. A situação está classificada como perigo potencial, com risco de alagamentos e deslizamentos.
A explicação para este grande acumulado de aguá na região se deve à presença da Zona de Convergência Intertropical ( ZCIT) que mantém as nuvens carregadas com fortes chuvas de precipitação.
Além do alerta para o mau tempo, o INMET aconselha ainda a população a evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada, devido a incidência de raios, que podem atingir fiações externas e chegar ao interior das residências pelas instalações elétricas.
*Reportagem: Welligton Oliveira sob supervisão de Pedro Henrique Santiago