Economia e Negócios Por: Redação Rede Piauí Repórter 11 Out 2019 11:33 Rede Piauí de Notícias

Abertura de filial de empresas terá processo simplificado a partir de segunda (14)

Segundo a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, o empreendedor piauiense que deseja abrir uma filial em outro estado não precisa se deslocar para outra Junta Comercial.


Agora ficou mais fácil abrir a filial de uma empresa. A partir de segunda-feira (14), os processos de abertura, alteração e baixa de filial serão aprovados na sede da Junta Comercial sede da matriz da empresa.

De acordo com a Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), o novo procedimento traz como vantagens maior integração das informações entre as Juntas Comerciais, simplificação e redução de custos para o empreendedor, por exemplo.

Segundo a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, o empreendedor piauiense que deseja abrir uma filial em outro estado não precisa se deslocar para outra Junta Comercial. “Todo ato cadastral será aprovado pela Junta Comercial sede da matriz da empresa, ou seja, se uma empresa com sede em Teresina abrir uma filial em Timon, todo o processo será aprovado na Jucepi que comunicará o ato para a Junta Comercial do Maranhão”, explica a gestora.

O novo fluxo de processos baseia na premissa da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) de integração do registro empresarial por meio de uma única entrada de dados e de documentos. Com isso, o empreendedor deixa de arcar com custos de deslocamento e pagar taxas de registro em diversas Juntas Comerciais. Além disso, elimina-se o risco de o empreendedor não informar a existência de filial em algum estado.

Como vai funcionar

Situação 1: Matriz no Piauí e abertura de nova filial no Maranhão.

O ato de abertura da filial do Maranhão é protocolado na Jucepi no portal Piauí Digital (www.piauidigital.pi.gov.br). Não é mais necessário o deslocamento ou entrega de documento na Junta Comercial do Maranhão.

Situação 2: Matriz no Maranhão e abertura de filial no Piauí.

O ato de abertura da filial no Piauí é protocolado na Junta Comercial do Maranhão. As pesquisas prévias de viabilidade de endereço e nome empresarial continuam ser deferidas pelo município piauiense onde será instalada a filial e pela Jucepi no portal Piauí Digital.

Mais exemplos estão disponíveis no site www.jucepi.pi.gov.br 

Jucepi




Deixe seu comentário: