Cidades Por: Sâmia Beatriz Repórter 16 Nov 2017 12:54 Rede Piauí de Notícias

Aplicativo vai permitir o registro de furto e roubo de celulares no Piauí

O apps tem previsão para ser lançado em dezembro


O crime de roubo de aparelhos telefônicos no Piauí é um dos que possui os maiores números de registros da ocorrência nas delegacias. Pensando nisso, a secretária de Segurança está trabalhando em um aplicativo para celular que permite registrar furto e roubo, principalmente de celulares, pelos usuários. Quem está cuidando da criação e administração do dispositivo tecnológico é um setor de estatística.

O aplicativo funcionará da seguinte maneira; as vítimas registrarão o IMEI, que é a identificação do celular, criado um banco de dados onde automaticamente já ficam registrados os celulares roubados. Caso tenha seu aparelho tomado de roubo ou furto, a pessoa poderá verificar se o mesmo foi recuperado pela polícia através do apps.  Quando é feito o Boletim de Ocorrências do roubo do celular, automaticamente já fica cadastrado no banco de dados, para que possa ser buscado pelo usuário no aplicativo

Será possível verificar também se algum aparelho telefônico tem registro de furto e roubo, caso a pessoa pretenda comprar um celular usado. O aplicativo já está na fase final e está tem programação de lançamento para dezembro.

Roubos de celulares

No ano de 2017, foi informado que haveria uma equipe da Polícia Civil exclusiva para investigar roubos e furtos de celulares. A equipe deveria ter sido instalada dentro da Delegacia de Repressão a Crimes Tecnológicos (Dercat).

Somente em janeiro deste ano, a polícia civil registrou o roubo de 400 celulares em Teresina.

IMEI

O número de identificação do celular (IMEI), pode ser verificado na caixa que veio o celular, na nota fiscal ou discando o número *#06#, que o número aparecerá na hora na tela do aparelho. 




Deixe seu comentário: