Política Por: Bruno Jacob Repórter 20 Fev 2018 14:54 Rede Piauí de Notícias

Assembleia permite audiência sobre atrasos no repasse a saúde

O deputado Rubens Martins aprovou um requerimento sobre os repasses a saúde


Foi apresentado hoje (20) na assembleia um requerimento pedindo audiência pública sobre o repasse dos recursos da Saúde aos municípios do Piauí, proposto pelo deputado do PSB, Rubem Martins. Ele afirmou que a questão dos recursos para o cofinanciamento que deve ser discutida por que várias cidades do estado estão que enfrentando crise.

Afirma o deputado falando como se encontra a situação discutida, que o atraso está em uma média de 6 meses, que um dos exemplos é o município de Paulistana que está em debito com mais de R$ 550 mil reais.

Na reunião realizada ontem (19) na APPM (Associação Piauiense dos Municípios), ficaram sabendo que apenas uma parte desse dinheiro atrasado do cofinanciamento à saúde será repassado. Segundo o deputado do PSB, os municípios estão sendo auxiliado por intermédio do senador Ciro Nogueira (PP) e também do deputado federal Rodrigo Martins, que segundo ele estão ajudando a sustentar a saúde dessas cidades.

Líder pede mudança em requerimento para não orientar reprovação

O líder do Governo, deputado João de Deus (PT), disse que concedeu bastante atenção a defesa do requerimento do deputado Rubem Martins e informou na tribuna que esteve na Secretaria de Saúde tratando do tema na última quinta-feira. “Fui informado pelo superintendente que naquele dia estava sendo creditado dois meses de HPP e dois meses de cofinanciamento e que o Governo estava realizando a atualização do repasse”, falou o deputado.

De acordo com o parlamentar é que os recursos dos hospitais estejam em dia pois é compreensível fazer uma solicitação Governo da relação dos hospitais que receberam e que não receberam. O líder do governo, o deputado João de Deus (PT) explica que alguns casos como no município de Castelo, existem problemas técnicos que estão impedindo as prefeituras de receberem o dinheiro.

O deputado Evaldo Gomes (PTC) disse também que pode ter caído a segunda parcela do repasse para as prefeituras. Não vejo porque realizar uma audiência pública para debater um problema que já tem solução”, afirmou. Evaldo finaliza sua defesa afirmando que não se poderá fazer da Assembleia Legislativa um palanque político no ano de 2018 para se tirar proveito político.

Gustavo Neiva diz que Governo não quer transparência

O deputado do PSB Gustavo Neiva, falou que em 2016 o Governo gerou o repasse e dividiu em 10 vezes e o pagamento e não cumpriu. “Não tem nada de problema técnico, eu tenho município que fui prefeito e lá não tem problema técnico nenhum, pode ser político, mas técnico não é não. Inclusive ontem 15 prefeitos se reuniram na APPM e irão ingressar na Justiça para cobrar do Governo repasse. Isso está inviabilizando o atendimento à saúde nos municípios piauienses”, falou o deputado.

Defendendo o requerimento do deputado Rubem Martins, o deputado do PSDB Mardem Menezes; "Embora o colega deputado Evaldo traga a informação de que nesse momento o Governo tenha feito o repasse de duas parcelas, o que o deputado Rubem contesta é o atraso das parcelas do ano de 2017 que comprometem o atendimento à saúde nos municípios. Essa casa tem o dever de averiguar e esclarecer esse tema."

Após isso os argumentos, o líder do Governo não orientou a reprovação do requerimento e a data da audiência deverá ser marcada.




Deixe seu comentário: