Cidades Por: Redação Rede Piauí Repórter 09 Abr 2018 10:01 Rede Piauí de Notícias

Barragem do Bezerro corre risco de rompimento

Cerca de 200 famílias de 9 comunidades rurais já abandonaram suas residências


A Barragem do Bezerro, localizada no município de José de Freitas, corre o risco de romper em razão do grande volume de água acumulado. As últimas chuvas que caíram sobre a região Norte do Piauí aumentaram o nível de água da barragem deixando moradores de algumas comunidades rurais em situação de alerta. 

barragem do bezerro
                                Barragem do Bezerro em José de Freitas corre risco de rompimento. (Foto: Governo do Piauí)

No último domingo (8), a Defesa Civil Estadual orientou os moradores de áreas próximas à barragem que deixassem suas casas e procurassem abrigo em razão do perigo de rompimento. A Barragem do Bezerro tem capacidade de armazenamento de 10 milhões de metros cúbicos de água. 

De acordo com a Prefeitura Municipal de José de Freitas, foram detectados três pontos críticos que podem causar a ruptura do reservatório. O Corpo de Bombeiros, equipes do Idepi, Defesa Civil e prefeitura de José de Freitas montaram um posto de atendimento para auxiliar na remoção das pessoas para locais seguros. 

A Rede Piauí de Notícias conversou com a assessoria de imprensa da Prefeitura de José de Freitas que informou que cerca de 200 famílias de 9 comunidades rurais já abandonaram suas residências e que foram deslocadas para duas escolas da cidade (Caic e Escola Agripina Portela). O assessor de imprensa, Rubens Rocha, informou também que a chuva registrada neste domingo deixou a situação do reservatório ainda mais crítica: "O nível da barragem subiu 9 cm, mas as máquinas estão trabalhando no local abrindo valas para fazer escoar a água", disse.

O Governo do Estado do Piauí informou que foi montada uma Força-Tarefa para diagnosticar e corrigir eventuais falhas que possam causar qualquer acidente na Barragem do Bezerro. A Defesa Civil desmentiu boatos que circulam nas redes sociais de que a barragem teria rompido e declarou que todas as medidas estão sendo tomadas no sentido de evitar qualquer tragédia na região. 

Duas valas já foram abertas no sangradouro e outras poderão ser abertas, de acordo com a necessidade, para diminuir a pressão onde está ocorrendo o vazamento. 

Reportagem de Ryan Andrade, sob supervisão de Pedro Henrique Santiago




Deixe seu comentário: