Cidades Por: Redação Rede Piauí Repórter 03 Jul 2020 16:52 Rede Piauí de Notícias

Campanha de vacinação contra febre aftosa é prorrogada até 31 de julho em Picos

A certificação de vacinação vai até 31 de agosto.


A vacinação em animais contra a febre aftosa foi estendida até o dia 31 de julho e a certificação de vacinação até 31 de agosto, segundo informou o médico veterinário da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí – Adapi – em Picos, Edilton Pedro.

“Os criadores que ainda não compraram as vacinas devem procurar as casas veterinárias para proceder com a vacinação no rebanho. Como é de conhecimento de todos, a vacina agora é de 2ml por animal, independente da faixa etária. A aplicação se faz de forma subcutânea, ou seja, entre o couro e a carne”, explicou o médico veterinário.

Edilton Pedro informou ainda que a certificação do rebanho só é feita após comprovação de vacinação de todo o rebanho, e não apenas de parte dele.

“Mediante apresentação da nota fiscal, deve ser feita a certificação da vacinação do rebanho. Após comprar a vacina, o proprietário do rebanho faz a vacinação e procura entrar em contato com a Adapi, em Picos ou nos municípios em que estiver, pois cada lugar tem técnico da Adapi. A certificação é feita através do WhatsApp, com apresentação da nota fiscal, CPF do criador e informações como quantos animais nasceram, qual a quantidade de machos e fêmeas, se houve morte de algum, e envia tudo para a Adapi”, detalhou.

O médico veterinário frisou a importância do criador estar atento para o prazo de vacinação e certificação.

“Não deixe de fazer nesse período. A vacinação é toda de bovinos e tem que vacinar todos os animais. O criador não pode esquecer isso. Não é apenas de parte do rebanho, mas comprar a vacina para todos os animais, senão não há certificação e, consequentemente, o criador terá as penalidades para isso”, concluiu.

Vacina Febre Aftosa

Fonte: cidadesnanet




Deixe seu comentário: