Política Por: Redação Rede Piauí Repórter 04 Set 2024 17:40 Rede Piauí de Notícias

Campanhas eleitorais começam de madrugada em Teresina

A propaganda eleitoral é permitida a partir de 16 de agosto, dia seguinte ao término do prazo para o registro de candidaturas.


Em uma corrida contra o tempo, candidatos a prefeito em Teresina iniciarão já nas primeiras horas desta sexta (16) as campanhas eleitorais na capital. De acordo com a legislação, a partir de meia-noite nomes que disputam prefeituras e vereadores poderão iniciar atos de campanha em todo o Brasil. 

Dois nomes já confirmaram atos na madrugada, Fábio Novo, candidato pela coligação “Juntos por Teresina”, realizará um “adesivaço” com apoiadores as 00h013 na zona leste da capital. Já Dr. Pessoa, candidato a reeleição pela coligação “Fazemos mais com o povo” fará também um “adesivaço” as 00h na zona leste de Teresina. Os outros candidatos na disputa terão uma agenda extensa de atividades no primeiro dia de campanha.

A propaganda eleitoral é permitida a partir de 16 de agosto, dia seguinte ao término do prazo para o registro de candidaturas. A data é definida pela legislação para que todos os candidatos comecem a propaganda em igualdade de condições, evitando o desequilíbrio na disputa eleitoral. A propaganda eleitoral termina no dia 05 de outubro, um dia antes do pleito eleitoral. 
O dia 16 de agosto marca o início da realização de comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas ou outros atos de campanha eleitoral. Fica autorizada também a propaganda na mídia impressa e na internet.

O horário eleitoral no rádio e na televisão terá início no dia 26 de agosto e vai até o dia 30 de setembro para os cargos que concorrem ao primeiro turno.

O período da propaganda vai de 16 de agosto até 01 de outubro, véspera das eleições.  No dia do pleito, qualquer ato de propaganda poderá ser caracterizado como crime de boca de urna.

Fonte: Cidade verde.




Deixe seu comentário: