Política Por: Redação Rede Piauí Repórter 21 Ago 2019 12:46 Rede Piauí de Notícias

Consórcio Nordeste discute pautas comuns na comunicação, PPPs e na defesa agropecuária

Ainda nesta quarta (21), no mesmo local, a partir das 14h, os nove governadores do nordeste participam da reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste.


O governador Wellington Dias abriu, nesta quarta-feira (21), as reuniões que fazem parte do plano de trabalho do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, realizadas no Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina.

O chefe do Executivo piauiense participou do Fonesa Nordeste, da Reunião de Secretários de Comunicação do Nordeste e do Seminário Aberto MBA PPP e Concessões, coordenado pelos gestores da Coordenadoria de Estado da Comunicação (CCom), Allisson Bacelar; da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), Genilson Sobrinho; e da Superintendência de Parcerias e Concessões do Estado (Suparc), Viviane Moura, respectivamente.

Wellington enfatizou que os órgãos dos estados nordestinos irão, a partir de agora, trabalhar de forma conjunta. “A intenção é planejar de forma conjunta aquilo que cada estado fazia isoladamente, às vezes, parecendo uma concorrência, dentro do próprio nordeste. Agora vamos ter que trabalhar de forma conjunta, onde a região planeja diversas estratégias para áreas como turismo, agricultura, aeroportos, ferrovias, entre outros. O Consórcio Nordeste é um instrumento que servirá para trabalharmos esses aspectos em uma maior cooperação política, econômica e social para alavancar o crescimento da região”, disse Dias.

consórcio nordeste PPP agronegócio comunicaçãoConsórcio Nordeste discute pautas comuns na comunicação, PPPs e na defesa agropecuária. Foto: Roberta Aline/CCom

Reunião do Consórcio Nordeste

Ainda nesta quarta (21), no mesmo local, a partir das 14h, os nove governadores do nordeste participam da reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. Wellington falou sobre este encontro. “Esta tarde será um momento importante para o Piauí e para o Brasil. Vamos ter a oportunidade de aprovar diversos projetos de integração e de cooperação entre os estados do nordeste. Então, o consórcio se concretiza como um instrumento moderno e eficiente e que trará bons resultados”, ressaltou Dias.

Segundo o governador, no encontro já devem ser definidas as bases para o edital do primeiro sistema de compra conjunta na área da saúde. “No encontro temos uma pauta que foi definida na Bahia, na qual deveremos aqui já ter as bases para o edital do primeiro sistema de compra conjunta na área da saúde. Estamos falando de mais de R$ 2 bilhões em compras governamentais por ano nessa área”, afirmou Wellington.

Ele destacou ainda que será discutido o mapa das oportunidades para investimentos no Brasil e no exterior. “Vamos fazer uma rodada de negociações para investimentos no Brasil e fora do país, assim, queremos pautar aqui as áreas que vamos priorizar. Vamos ter a oportunidade, aqui, de tratar, com a presença da representação da Câmara Brasil - Países Árabes; da Câmara da América, que engloba México, Estados Unidos e Canadá; da Europa, que já está marcado para novembro. Devemos ter o governador Rui Costa apresentando os entendimentos últimos desta área. Além da China, com a ideia de ter uma representação no consórcio pela importância da relação com o país”, completou Dias.




Deixe seu comentário: