Cidades Por: Redação Rede Piauí Repórter 24 Out 2017 15:12 Rede Piauí de Notícias

Deputado solicita unidade do Corpo de Bombeiros para São Raimundo Nonato

O local foi atingido por um incêndio de grandes proporções no último sábado


Em uma reunião realizada na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) o deputado estadual Edson Ferreira (PSD) apresentou um indicativo de um projeto de lei para a criação de uma Companhia Destacada do Corpo de Bombeiros no município de São Raimundo Nonato.

Deputado Edson Ferreira     Deputado Edson Ferreira                                                   Imagem: Reprodução / Alepi

 

De acordo com o deputado, nas cidades de Teresina, Parnaíba, Floriano e Picos existem muitas unidades do Corpo de Bombeiros, enquanto outras cidades ficam sem o devido atendimento. Foi citado o exemplo do incêndio que atingiu a região próximo ao Parque da Serra da Capivara, que só foi contido com a ajuda de Bombeiros do estado do Maranhão.

Edson disse que entende a situação financeira do estado, porém, é necessária a criação de uma nova companhia, uma vez que os monumentos históricos da cidade de são Raimundo Nonato, local onde se encontra o Parque Nacional da Serra da Capivara, precisam ser preservados. 

Entenda o caso

No último sábado (21) por volta das 13h, um incêndio de grandes proporções   atingiu a região de São Raimundo Nonato, chegando muito perto de atingir o Parque Nacional Serra da Capivara. Equipes do Corpo de Bombeiros do Piauí e do Maranhão e do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo) conseguiram controlar as chamas e diminuir os focos do incêndio.

O incêndio chegou próximo de atingir o Parque Nacional da Serra da Capivara     O incêndio chegou próximo de atingir o Parque Nacional da Serra da Capivara     Imagem: Reprodução / Portal Az

B-R-O-Bró

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), já foram registrados só no mês de setembro, 2099 focos de incêndio em todo o Piauí. A região mais crítica é do Cerrado com 42% do total.

Os altos índices de focos de incêndio neste período do ano se dá a um fenômeno conhecido como B-R-O-Bró, que acontecem nos meses de setembro, outubro e novembro e dezembro, considerados os mais quentes do ano em algumas regiões brasileiras.




Deixe seu comentário: