Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 26 Abr 2018 12:08 Rede Piauí de Notícias

Greve de policiais civis prejudica expedição de RG em Teresina

Representantes do sindicato da categoria barram a entrada de usuários no Instituto de Identificação do centro


O Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi) está barrando a entrada de usuários que precisam de atendimento no Instituto de Identificação João de Deus Martins, localizado no centro de Teresina, na Praça Saraiva. O movimento começou no início do mês abril, após a deflagração da greve da categoria, que reivindica melhores condições de trabalho.

Para Valéria Santos, coordenadora de Identificação da Capital, os membros do sindicato agem com violência. “Na primeira vez eu até botei uma grávida para dentro e eles ficaram chateados. Segunda (23), eles não nos deixaram atender ninguém. Nesse dia, eles empurraram idosos. Chegaram com truculência. E nós não fizemos nada porque eles vão em cima. Ontem [terça-feira], colocaram um banco, aquele com quatro cadeiras, bem na porta”, reclamou.

instituto de identificação
Instituto de Identificação João de Deus Martins. (Foto: Capital Teresina)

O que diz o sindicato?

O representante do Sinpolpi (Sindicato dos Policiais do Piauí), perito Francisco Leal, disse que a greve é motivada pelo não cumprimento de acordos, por parte do Governo do Estado, em relação ao reajuste trienal 2016/2018, que preveem investimentos na estrutura da Polícia Civil e pagamento de adicional de insalubridade. 

Francisco informou que o movimento vai continuar até ter suas reinvindicações atendidas pelo Governo. “O Instituto de Identificação é parte integrante do sistema dos órgãos que fazem parte da Polícia Civil do Piauí. Ele é gerido por policiais civis, principalmente por peritos criminais. Haverá outros atos no Instituto e, provavelmente, ele vai ser novamente lacrado”, garantiu o perito.

Sobre o uso de violência, Francisco Leal disse que foi um caso isolado e que a orientação repassada aos sindicalizados é não agir com truculência. “Se um ou outro policial agiu de forma truculenta contra a população ou quem quer que seja, esse é um ato isolado e que não representa institucionalmente as celebrações do comando de greve do Sindicato”, explicou.

Onde solicitar documento de identidade?

Quem precisar solicitar documento de identidade deverá procurar os seguintes postos de atendimento: Espaço Auto Mall, próximo à ladeira do Uruguai, na Avenida João XXIII; Instituto de Identificação do Dirceu, ao lado do 24º Distrito Policial, no Centro Social Urbano do Parque Piauí, onde também funciona a Delegacia da Mulher, e no Espaço Cidadão, no Shopping Rio Poty.

Ryan Andrade, supervisão de Pedro Henrique Santiago, com informações do Portal O Dia




Deixe seu comentário: