Política Por: Redação Rede Piauí Repórter 22 Nov 2019 12:48 Rede Piauí de Notícias

Empresários alemães demonstram interesse em investir no Nordeste

Os governadores que integram o Consórcio Nordeste participaram de reunião no Ministério da Economia da Alemanha.


O governador Wellington Dias participou, nesta sexta-feira (22), junto aos governadores que integram o Consórcio Nordeste, de reunião no Ministério da Economia da Alemanha, onde busca investidores para a região. O encontro foi aberto pelo embaixador do Brasil na Alemanha, S.E. Jaguaribe, que destacou o potencial do Brasil e do Nordeste para investimentos de empresas alemãs na região. A maioria das empresas presentes destacaram o interesse em parcerias na área de transportes urbanos, com possibilidade de investimentos em ferrovias e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

O Brasil apresenta as possibilidades de investimentos por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs) em áreas como saneamento básico e transporte urbano. Só em PPPs na área de saneamento, o Nordeste soma R$ 27 bilhões de investimentos em editais abertos nos nove estados da região, com contratos previstos para 30 anos.

A mineração tem sido outra oportunidade apresentada pelo Brasil com possibilidades de exploração de ferro, níquel, calcário, sempre com a necessidade da utilização de tecnologias que minimizem os impactos ambientais e trabalhe mecanismos de recuperação e compensação ambiental.

A comitiva de governadores foi questionada pelos alemães sobre a estrutura de distribuição de energia como fator importante para universalizar o acesso e não apenas o foco na geração de energia. Outro ponto foi a preocupação dos alemães sobre os aspectos da economia circular. Neste quesito, o governador Wellington Dias destacou a importância de fechar acordo com a Alemanha na área de gestão dos resíduos sólidos e reuso da água, entre outros projetos que tenham a marca da conservação e preservação ambiental.

“Aqui na Alemanha, já temos parceria com o KfW Bankengruppe, uma agência que financiou o nosso programa de saneamento rural, e agora abrimos a possibilidade de uma parceria com o Piauí, dentro do Consórcio Nordeste, com o apoio do governo brasileiro, voltada para a área do saneamento rural e de pequenos municípios. O objetivo é evoluir na área ambiental e também na geração de renda, especialmente para as pessoas do campo e de periferia das cidades. Uma agenda no Brasil já foi apontada para trabalhar os projetos concretos de investimentos na nossa região e saio bastante animado com as perspectivas”, disse Wellington.

O presidente do Consórcio Nordeste, governador Rui Costa, da Bahia, pontuou que o Nordeste é uma região com grandes desafios, mas que esses se transformam em oportunidades de investimentos, o que deve atrair empresas alemãs. O presidente lembrou ainda que em janeiro de 2020 o consórcio fará um workshop sobre os novos leilões para PPPs e Concessões na área de transporte urbano, envolvendo os nove estados do Nordeste.

Empresários alemães demonstram interesse em investir no NordesteEmpresários alemães demonstram interesse em investir no Nordeste. (Divulgação)



Deixe seu comentário: