Cidades Por: Redação Rede Piauí Repórter 08 Ago 2019 12:07 Rede Piauí de Notícias

Empresas de Teresina podem aderir à coleta seletiva gratuitamente

Atualmente, 77 estabelecimentos já aderiram ao sistema de coleta de recicláveis.


Para reduzir o impacto dos resíduos sólidos gerados diariamente e os custos com o correto descarte e destinação deles, grandes geradores, como empresas e repartições públicas, podem aderir à coleta seletiva, oferecida gratuitamente pela Prefeitura de Teresina. Atualmente, 77 estabelecimentos já aderiram ao sistema de coleta de recicláveis.

Coleta Seletiva

 Empresas de Teresina podem aderir à coleta seletiva gratuitamente.

O secretário executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Vicente Moreira, explica que o município é responsável exclusivamente pela coleta e destinação de resíduos domiciliares, de conservação urbana e os equiparados a domiciliares. Aqueles produzidos por estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços e órgãos públicos são de responsabilidade deles, que contratam uma empresa particular para realizar a coleta.

“Dessa forma, todo o resíduo produzido por um grande gerador é pesado e tem um custo elevado para a empresa garantir uma destinação correta. Por meio da coleta seletiva, todo o material reciclável, como o papel, plástico, metal e vidro, que iria para o lixo junto com materiais orgânicos, passa a ser coletado pela Prefeitura de forma gratuita. Assim, a empresa garante uma diminuição de custo com a redução da pesagem do seu lixo”, esclarece o secretário executivo.

Vicente Moreira ainda pontua que o processo de adesão é bem simples. “A empresa solicita a coleta seletiva pelo 3218-1126 e uma equipe vai ao local para verificar a viabilidade da coleta, passar orientações sobre a segregação correta de resíduos, entender quantos quilos de recicláveis são produzidos diariamente e estabelecer um planejamento com a frequência de coleta”, comenta o secretário executivo.

O reaproveitamento de resíduos recicláveis, além de ser uma atitude que colabora para a preservação do meio ambiente, ainda colabora para a geração de renda das cooperativas de catadores de lixo que recebem os resíduos coletados pela prefeitura. “A coleta seletiva só traz ganhos, ganha o meio ambiente, ganha o empresário que economiza com a destinação de resíduos e ganham as famílias que recebem esses materiais e vendem para empresas que realizam reciclagem”, completa Vicente Moreira.




Deixe seu comentário: