Brasil Por: Pedro H. Santiago Repórter 26 Mai 2018 15:34 Rede Piauí de Notícias

Entenda o que a intervenção militar pode fazer nas rodovias

Duas perguntas são básicas: O que os militares podem fazer e qual a diferença para a intervenção do Rio de Janeiro?


Pela primeira vez, o Governo Federal decretou o uso das Forças Armadas através da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em todo os estados da Federação Brasileira.Além de assegurada na Constituição, o Supremo Tribunal Federal atendeu a um pedido da Advocacia-Geral da União e autorizou às Forças que retirem os manifestantes que bloqueiam as rodovias. A autorização foi assinada pelo ministro Alexandre de Moraes.

Além do desbloqueio, o ministro do STF autorizou a aplicação de multa no valor de R$ 10 mil para os caminhoneiros que estiverem bloqueando as vias e R$ 100 mil para as entidades que organizam o movimento.

E por ter sido um ato pioneiro, que a Rede Piauí de Notícias, vai esclarecer sobre a intervenção militar.

protesto 3
O acordo firmado entre Governo Federal e algumas entidades dos caminhoneiros, não surtiu efeito / Crédito: Repdorução da Internet

O que os militares podem fazer?

Os militares podem a partir de agora, ter o poder de polícia, que é prender e autuar os manifestantes. Eles poderam desbloquear estradas municipais e estaduais, desde de que o prefeito ou o governador solicite.

Na fala do ministro de Segurança Pública Raul Jungman, os policiais podem dirigir os caminhões, afim de desobritruir as passagens.

Qual a diferença com a intervenção militar do Rio de Janeiro?

A determinação do presidente Michel Temer na última sexta-feira, é de que todas as ações são controladas pelo Governo Federal, diferente do Rio de Janeiro, em que um interventor foi indicado para cuidar dos assuntos de segurança especificamente do Rio de Janeiro.
 




Deixe seu comentário: