Cidades Por: Redação Rede Piauí Repórter 15 Nov 2017 10:56 Rede Piauí de Notícias

Gêmeos de Cocal dos Alves ganham 3 medalhas de ouro em olimpíada de Matemática

Os estudantes já são conhecidos na Obmep e, a exemplo do pai, estão sempre se destacando


A cidade de Cocal dos Alves, localizada ao norte do Piauí, tem um dos mais baixos índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, de acordo com a Organização das Nações Unidas; mas no quesito Matemática, a cidade tem muito o que comemorar. Desta vez, os gêmeos Sávio e Patrick Saul Amaral, 15 anos, ganharam três medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep).

Cerimônia de premiação da OBMEP
Cerimônia de premiação da OBMEP. Foto: Divulgação.

Não é a primeira vez que os jovens se destacam na competição. Somando-se às que eles já conquistaram anteriormente, agora são cinco medalhas conquistadas na Obmep.

A cerimônia de anúncio dos ganhadores e entrega das melhadas aconteceu ontem (14), durante a 12ª edição da olimpíada, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no centro da cidade. Os gêmeos, que fazem o 9º ano do ensino fundamental na Escola Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, no Piauí, ficaram entre os 501 alunos de escolas públicas que receberam medalha de ouro.

Ainda na cerimônia, 1.500 estudantes levaram para casa medalhas de prata e 4.500 conquistaram as de bronze. Outros 42.482 tiveram menções honrosas.


 

O talento vem do berço

Um grande influenciador neste resultado é o pai dos gêmeos Sávio e Patrick, o professor Antônio Cardoso Amaral. Ele já foi um dos destaques durante os 10 anos em que a competição é realizada. Para Patrick Saul, ver desde cedo o envolvimento do pai com a matemática foi um incentivo para ele e para o irmão. “A gente já gostava de matemática desde pequeno”.

O pai e professor acompanhou a cerimônia, emocionado, na plateia. “É uma emoção muito forte vê-los como fruto de um trabalho árduo que a gente vive. É gratificante e impulsionador, que motiva cada vez mais essa luta que a gente insiste no interior, lá em Cocal dos Alves”, contou.




Deixe seu comentário: