Política Por: Ryan Andrade Repórter 19 Mai 2018 09:39 Rede Piauí de Notícias

Governadores do Nordeste se reúnem em Recife e criticam presidente Temer

Wellington Dias participou do encontro e criticou as privatizações do Governo Temer.


Os governadores dos Estados da Região Nordeste se reuniram, nesta sexta-feira (18), em Recife e criticaram o Governo do presidente Michel Temer.

De acordo com uma carta publicada ao final do evento, o presidente tem adotado uma política de corte de gastos em programas sociais e de diminuição de repasses aos Estados da região.

governadores

Ainda segundo os gestores, o Governo persegue os governadores e afronta aos nordestinos: "Não é apenas perseguição aos mandatários estaduais tratados como adversários políticos, mas uma afronta ao povo de nossos Estado que, vítima dessa pequenez cívica - se vê privado do acesso à melhoria da infraestrutura e aos serviços públicos essenciais", diz trecho do documento.

O documento cita ainda que a Região Nordeste concentra o maior número de desempregados do país e critica também os cortes no Bolsa Família: "Dados da PNAD/IBGE mostram que o  Nordeste concentra o maior contingente dos 13,7 milhões de desempregados brasileiros, aliando-se a isso, o severo corte em programas sociais, notadamente o Bolsa Família - que fez aumentar a desigualdade social, em direção contrária da última década, subindo de 0.555 em 2016  para 0.567 em 2017", imforma.

O governador Wellington Dias participou do encontro e criticou também a intenção do Governo Federal em privatizar empresas: "O Governo Federal quer vender empresas como a nossa Cepisa, o que, segundo especialistas, pode gerar um aumento de 17% na conta de luz dos brasileiros. Queremos a abertura de um diálogo que encontre melhores alternativas. Tratamos ainda da liberação dos recursos do Fundo de Participação dos Estados e Municípios", disse o gestor. 

Participaram do encontro os governadores Rui Costa (BA), Camilo Santana (CE), Fernando Pimentel (MG), Ricardo Coutinho (PB), Paulo Câmara (PE), Robinson Faria (RN), além do governador do Piauí, Wellington Dias.




Deixe seu comentário: