Concursos e Empregos Por: Redação Rede Piauí Repórter 25 Set 2017 11:55 Rede Piauí de Notícias

HGV abre vagas para processo seletivo de Enfermagem

Os candidatos poderão comparecer ao Núcleo de Educação Permanente (NEP), para realizar sua inscrição gratuitamente


As inscrições ficam abertas até o dia 2 de outubro, para o processo seletivo de acadêmicos de Enfermagem. Para quem desejar participar da Liga de Busca Ativa da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos para Transplantes (OPO), que funciona no Hospital Getúlio Vargas (HGV).

Os candidatos poderão comparecer ao Núcleo de Educação Permanente (NEP), para realizar sua inscrição gratuitamente, nos turnos manhã e tarde, sendo exigida a apresentação da declaração de matrícula e período em curso. Podem participar alunos de universidades públicas e de faculdades particulares conveniadas com o HGV, que estejam cursando o sétimo ou oitavo período. O NEP fica localizado no 3ª andar do Prédio Administrativo do HGV

Para o coordenador de Enfermagem da OPO, Gilson Cantuário, serão oferecidas sete vagas, os escolhidos passarão por um curso de capacitação de 180 horas para que possam atuar na busca de potenciais doadores de órgãos e tecidos para transplante.

Doação 2
Para ser um doador de órgãos é necessário ocorrer após a constatação de morte encefálica. Reprodução: Google

A Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO) é a parte operacional da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Piauí (CNCDO-PI). Tem o objetivo de realizar atividades de procura e identificação de potenciais doadores, falecidos e/ou com morte encefálica, de múltiplos órgãos (rins e fígado) e tecidos corneanos.

Para ser um doador de órgãos é necessário ocorrer após a constatação de morte encefálica, que é a interrupção irreversível das funções cerebrais, ou em vida. A falência nesta condição pode doar coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino, rins, córnea, vasos, pele, ossos e tendões. Portanto, um único doador pode salvar inúmeras vidas. A retirada dos órgãos é realizada em centro cirúrgico, como qualquer outra. No Brasil, para ser um doador, não precisa deixar nada por escrito, e sim comunicar à família o seu desejo, pois somente os parentes podem autorizar a doação.




Deixe seu comentário: