
Inthegra Teresina: PMT e Strans apresentam novo sistema de transporte da cidade
Prefeito Firmino Filho foi taxativo: “Esse sistema não pode dar errado”
O prefeito de Teresina Firmino Filho e a Strans apresentaram nesta terça-feira (06) à Imprensa o esquema de funcionamento do Inthegra Teresina – Sistema de integração do Transporte Público da capital. Na ocasião foi anunciado que a partir do dia 17 deste mês, o Corredor Sul, composto pelas avenidas Miguel Rosa, Barão de Gurgueia e Henry Wall de Carvalho, estará funcionando plenamente em toda a sua estrutura.
O evento contou com a participação de deputados, vereadores, representantes da Caixa Econômica Federal, representantes de associações de moradores e líderes comunitários, etudantes e ainda representantes dos consórcios de transportes.
O Gerente de Planejamento da Strans, Denilson Guerra, explicou detalhadamente todo o funcionamento do sistema, baseado em especial, na estrutura já finalizada do corredor sul, falou sobre a continuidade da utilização dos cartões expresso, vale-transporte e estudantil, o tempo de utilização da passagem e também sobre a integração entre zonas, que poderá ser feita de qualquer ponto da cidade em tempo médio de duas horas.
Em seu discurso, Firmino Filho reconheceu que mudanças causam uma certa resistência e ressaltou que o modelo do Inthegra não é novidade no Brasil nem no exterior, onde funcionam a contento e que portanto, pode funcionar em Teresina. Ele entende que é um desafio, mas que “é necessário e crucial para a população a renovação do transporte coletivo”.
O prefeito classificou o dia como histórico para o crescimento urbano e enfatizou que o sistema de transporte “não pode dar errado” Ele ainda falou sobre uma reunião com o atual e ex-secretários de planejamento para debater e elaborar um novo formato da cidade para o futuro, uma vez que a cidade está crescendo espacialmente e os custos se tornarão altos para atender a população, caso não haja um plano para o crescente número de áreas residenciais.

O novo sistema promete melhorias mas ainda gera expectativas na população.
O superintendente da Strans, Carlos Daniel, destacou que em breve, Teresina contará com uma Central de Controle de Trânsito e que dentro de um mês o corredor e os terminais da zona Sudeste também entrarão em funcionamento pleno. O superintendente esclareceu que em cada estação de trasnbordo terá uma pessoa para prestar orientações à população.

O evento teve a participação de deputados, vereadores, representantes de associações de moradores, líderes comunitários e estudantes.