Cidades Por: Redação Rede Piauí Repórter 28 Out 2019 08:51 Rede Piauí de Notícias

Metrô de Teresina agora circula também aos sábados

O horário de funcionamento aos sábados é de 7h às 13h. Em caso de feriados, o metrô não funcionará.


Foi lançado no último sábado (26) o início da circulação do metrô de Teresina em novo horário de funcionamento. O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) passa a funcionar aos sábados, de 7h às 13h, que corresponde ao horário comercial do fim de semana. Em caso de feriados, o metrô não funcionará.

O objetivo é melhorar a mobilidade urbana dos usuários do transporte coletivo, oferecendo regularidade, pontualidade, tempo de viagem e, principalmente, uma tarifa compatível com a renda da população. O valor da passagem, atualmente, é de R$ 1. “É um transporte alternativo, mais barato e sabemos que o transporte coletivo é um componente que pesa no orçamento da população. Hoje conseguimos ampliar os horários de funcionamento e a intenção é ampliar as linhas, de modo que as pessoas possam se deslocar por toda a cidade”, destacou a governadora em exercício, Regina Sousa.

A implantação da circulação do metrô aos sábados foi autorizada pelo Governo do Estado, atendendo às demandas da população. “É mais uma melhoria para que as pessoas usufruam de um transporte ferroviário de qualidade. Temos três VLTs refrigerados, cada um com capacidade para 75 pessoas, e se houver necessidade, vamos estudar a viabilidade de ampliar os horários”, afirmou o diretor da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP), Paulo Martins.

Para Célia Sales, usuária do metrô, a novidade traz mais comodidade e economia. “Utilizo o VLT todos os dias para ir e voltar do trabalho. Aos sábados também tenho expediente e tinha que gastar mais para me deslocar. Agora, com o metrô funcionando no fim de semana, economizo e ainda tenho conforto e agilidade a meu dispor”, disse.

Expansão do metrô

Além da ampliação dos horários de funcionamento, o Governo do Estado pretende fazer, por meio do Programa de Revitalização e Modernização do Metrô de Teresina, a expansão das linhas, em direção a Timon, Altos e Campo Maior, além de uma série de melhorias para o transporte ferroviário.

Segundo o secretário de Transportes, Gustavo Aquino, para a primeira etapa do programa já estão assegurados recursos na ordem de R$ 230 milhões, oriundos de financiamento com a Caixa Econômica Federal. “Esse recurso foi destinado para a aquisição dos VLTs, que estão operando desde junho de 2018, e será utilizado também para reforma nas estações, duplicação de parte da linha, revitalização de toda a linha e para a criação de um Centro Operacional de Controle. Existe ainda a possiblidade de implantação da integração ônibus-metrô. Estamos em fase de estudos de viabilidade e elaboração do projeto de engenharia. Após aprovação da Caixa, a previsão é que seja executado em 2020”, pontuou o gestor.

Metrô de TeresinaMetrô de Teresina agora circula também aos sábados. (Paulo Barros/CCom)



Deixe seu comentário: