Moradores de Picos que residem em área de risco temem por deslizamentos
A Defesa Civil informa que está monitorando todos os locais que possuem histórico de desabamento
A matéria aqui publicada que o período chuvoso começou, em Picos, com toda certeza deixou muito gente animada. Em especial aquelas pessoas que trabalham e sobrevivem da agricultura. Mas o período chuvoso traz também preocupação, e às vezes tristeza.
Para Dona Francisca de Almeida, que mora em Picos, no bairro São Vicente, o início do período chuvoso é de tirar o sono, literalmente falando. Tudo porque a idosa de 62 anos, mora numa área de risco e que está constantemente em alerta quando chove na cidade, e por conta do medo de perder o teto ou até mesmo a vida, faz com que as noites sejam longas e sem dormir. “Todo ano é essa mesma agonia. Ninguém dorme, não estou comendo, temendo que o pior aconteça”, fala temerosa a moradora.
Dona Francisca afirma que está temerosa por perder a casa, mas principalmente de ter sua vida e dos parentes colocadas em risco / Crédito: Folha Atual
E parece que todos os anos o medo vai ficando maior para ela e outros moradores, que ainda mantém a esperança de que no local seja construída uma barreira para que eles possam viver mais sossegados sem temer perder suas moradias, mas esta promessa ainda não foi cumprida. “Falaram que iriam fazer paredão e nada fizeram, nada. Moro com duas pessoas doentes, se cair este morro como arrasto essas duas pessoas. Precisamos de um lugar pra morar porque a nossa situação está cada dia mais urgente”, revelou a idosa que afirma que a Defesa Civil do município ainda não visitou a área.
O coordenador Oliveiro Luz, da Defesa Civil de Picos, afirma que orientou as famílias que moram nessas áreas de rosco à ficarem atentos, e se preciso for, abandonar as residências. “O inverno chegou e venho avisando há muito tempo que as pessoas que vivem em área de risco devem ter atenção dobrada”, orienta o coordenador.
A Defesa Civil esclarece que está orientando à todos os moradores à ficarem atentos / Crédito: Folha Atual
A Defesa Civil monitora os bairros São Vicente, São José, Paroquial, Aerolândia que são locais que possuem histórico de deslizamentos.