Cultura Por: Redação Rede Piauí Repórter 06 Fev 2018 15:53 Rede Piauí de Notícias

Paróquia promove exposição de arte santeira em Teresina a partir desta terça (06)

Paróquia N. Senhora de Lourdes fará homenagem especial ao piauiense Mestre Dezinho


Entre os dias 06 e 11/02, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes irá fazer exposição artesanal de obras santeiras. A exposição contará com a participação especial de mestres da Arte Santeira de Teresina, tais como Valdir, Dim, Coxinha e Professora Maria dos Remédios.

O propósito da exposição tem como objetivo homenagear o precursor da Arte Santeira Piauiense Mestre Dezinho e em especial informar os visitantes um pouco da história desta nobre arte. O evento estará aberto a toda sociedade e turistas em geral.

A Arte Santeira no Piauí sempre é lembrada como a figura de Mestre Dezinho e da Igreja da Nossa Senhora de Lurdes, ou popularmente a Igreja da Vermelha, por ser localizada no bairro Vermelha em Teresina.

Isso teve início no ano de 1969, quando o Padre Francisco das Chagas Carvalho acompanhado do Senhor Afrânio Castelo Branco, propôs que Mestre Dezinho fizesse a imagem de Cristo Crucificado, do tamanho de uma pessoa, mais que contivesse a originalidade encontrada nos ex-votos que o mesmo produzia, ou seja, não fosse cópia de uma escultura já existente.

1

O Mestre Dezinho disse que nunca fez um tipo de obra assim, mas não ser possível confeccionar. Tendo em vista ser um simples marceneiro. O padre convenceu junto a parte dos ex-votos, que o Mestre esculpia, resultaria em uma escultura completa. Mestre Dezinho disse que tentaria. Tendo obtido sucesso em esculpir o Cristo iniciou-se uma carreira de renome internacional e colocando o Piauí no ceio do artesanato brasileiro.

Cabe também mencionar que desde a construção da Igreja Nossa Senhora de Lurdes é a primeira vez que um grupo de artesões faz uma exposição na mesma. A Arte Santeira Piauiense teve ascensão internacional, colocando o Piauí nos anais da História da arte.

2

Estão programadas amostras das esculturas e vendas de obras. Abertura da exposição será nessa terça-feira (06/02) às 16h30 na Igreja Nossa Senhora de Lourdes (Igreja da Vermelha).




Deixe seu comentário: