Número de vítimas de espancamento aumenta no HUT
Em relação ao ano passado houve um acréscimo de mais de 100% em relação ao número de espancamento
O número de atendimento às vítimas de agressões físicas, em 2017, no Hospital de Urgência de Teresina vem aumentando durante os feriados prolongados. Os dados apontam um aumento de 100% em relação aos espaçamentos sofridos ano passado.
Durante o último feriado de Natal, o hospital recebeu 13 vítimas de espancamento, um número mais do que duplicado se for analisado em relação ao ano passado.
Em relação às vítimas de trauma, o HUT atendeu 151 pessoas provenientes de acidentes de trânsito, sendo que desse total, 128 foram ocasionadas por acidentes com motocicletas, 33 por agressões físicas, 14 com ferimentos por armamento branco e 7 por arma de fogo.
Segundo o diretor geral do hospital, Gilberto Albuquerque, o número de espancamentos pode crescer após a virada do ano. “Estávamos esperando esse aumento mais para o réveillon. Esse aumento nas agressões físicas tem sido uma constante nos feriados prolongados e festas de final de ano.", pontua.
O médico e diretor alerta que existe equipe de plantão para atender esses casos, mas ressalva que é preciso calma para passar a virada do ano sem demais ocorrências desse tipo. "Esses pacientes chegam bastante graves com risco de vida iminente. Temos equipes de trauma de plantão 24 horas, mas é preciso ter mais cautela na hora da diversão”, pondera o diretor.
Para o réveillon o HUT mantém escalas de plantão com equipes de sobreaviso caso aconteça algum acidente de grandes proporções.