Política Por: Redação Rede Piauí Repórter 06 Abr 2018 12:32 Rede Piauí de Notícias

Ordem de prisão de Lula ganha repercussão no meio político e na imprensa internacional

Veja o que disseram lideranças de apoio e oposição ao ex-presidente e jornais de circulação internacional


A notícia sobre o mandado de prisão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva teve grande repercussão tanto no Brasil quanto no exterior. Lideranças políticas nacionais e jornais de circulação internacional se posicionaram em relação ao despacho emitido pelo juiz Sérgio Moro que pedia o comparecimento voluntário do petista à Polícia Federal em Curitiba para começar o cumprimento da pena até as 17h desta sexta-feira (6).

Ciro Gomes (PDT-CE), pré-candidato à presidência pelo PDT: "Estou acompanhando com muita tristeza tudo que está acontecendo com o ex-presidente e meu amigo Luiz Inácio Lula da Silva. Por mim, e por muitos brasileiros, especialmente os mais pobres, por quem ele tanto fez. Espero que os próximos recursos possam prontamente quanto possível estabelecer sua liberdade. Parte importante do país na qual me incluo, não consegue ver justiça, muito menos equilíbrio em uma providência tão amarga, enquanto remanescem intocados notórios corruptos do PSDB.”

Gleisi Hoffmann (PT-PR) senadora e presidente do partido: “Violência sem precedentes na nossa história democrática. Um juiz armado de ódio e de rancor, sem provas e com um processo sem crime, expede mandado de prisão para Lula, antes de se esgotarem os prazos de recurso. Prisão política, que reedita os tempos da ditadura.”

Humberto Costa (PT-PE), líder da Minoria no Senado: "Esse mandado de prisão expedido de forma absolutamente açodada é mais um declarado abuso nessa caçada política implacável contra Lula. É um escândalo, que envergonha o Brasil."

Senador Lindbergh Farias (PT-RJ) líder do partido no senado: "Isso é um absurdo porque a defesa do presidente Lula ainda tinha até terça-feira (10) para apresentar os embargos dos embargos [...]. Essa prisão é um absurdo, ilegal, inconstitucional."

Geraldo Alckmin (PSDB-SP) governador de São Paulo: "É lamentável ver a decretação da prisão de um ex-presidente, mas tenho a convicção de que isso simboliza uma importante mudança que vem ocorrendo no Brasil: o fim da impunidade. A lei vale para todos."

Rodrigo Maia (DEM-RJ) presidente da Câmara: Aqueles que têm responsabilidade pública, em qualquer nação, não podem celebrar a ordem de prisão de um ex-presidente da República. No entanto, o mandado de prisão decorreu de um processo submetido à mais alta Corte do Poder Judiciário, em que foi respeitado o amplo direito de defesa. O Brasil é uma democracia madura onde as instituições funcionam plenamente. Toda e qualquer manifestação em relação ao mandado de prisão precisa respeitar a ordem institucional."

Ronaldo Caiado (DEM-GO) líder do partido no Senado: "A prisão de Lula mostra a força e a conscientização do povo brasileiro em não aceitar quem usa o cargo público para corromper e ser corrompido. É uma quebra de paradigma, pois ninguém imaginava que um dia um ex-presidente corrupto iria para a cadeia."

Jornais de circulação internacional também se posicionaram sobre o pedido de prisão do ex-presidente Lula.

O Le Monde chamou Lula de “ícone da esquerda brasileira” e destacou que o petista tem até o fim da tarde desta sexta-feira para se apresentar à justiça.

O New York Times disse que a decisão do juiz Sérgio Moro "dá um grande golpe ao líder outrora amplamente popular que estava tentando montar um retorno político antes das eleições de outubro".

“Não se passou nem 24 horas desde que o Supremo Tribunal Federal decidiu denegar o recurso de Lula, condenado a 12 anos por corrupção, quando Moro ditou um ato fulminante para decretar sua prisão”, informou o espanhol El País.

Reportagem de Ryan Andrade, sob supervisão de Pedro Henrique Santiago




Deixe seu comentário: