Economia e Negócios Por: Redação Rede Piauí Repórter 29 Abr 2019 09:15 Rede Piauí de Notícias

Piauí: 360 famílias de 8 municípios serão beneficiadas com o Projeto Viva o Semiárido

As ações e investimentos são nas áreas de apicultura, ovinoaprinocultura e na produção de mandioca e quintais produtivos.


O município de Picos sediou, desde a última quarta-feira (24) até o último sábado (27), o Encontro de Diálogos com beneficiários do Projeto Viva o Semiárido (PVSA), ação promovida pela Secretária de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), com apoio do Emater e Movimento de Pequenos Agricultores (MPA).

O encontro reuniu representantes de 360 famílias, a maioria jovens e mulheres, que recebem ações do Projeto Viva o Semiárido nas áreas de apicultura, ovinoaprinocultura e na produção de mandioca e quintais produtivos, somando investimentos na ordem de R$ 3,5 milhões.

Segundo o coordenador do PVSA, Francisco Chagas Ribeiro, o objetivo é capacitar famílias que se inserem nestes três eixos de produção, possibilitando a operacionalização de projetos. "Nossa programação contou com especialistas de relevância, como Marcelo Leal, do MPA do Rio Grande do sul, que nos trouxe questões sobre análise de conjuntura; convivência com o semiárido, abordada pelo presidente do Instituto Regional da Pequena Agropecuária (IRPAA), o agrônomo Haroldo Schisteck; além de os próprios consultores da SDR e Ematar que trabalharam junto aos produtores os detalhes sobre aquisições, prestação de contas e implantação de projetos”, explicou o coordenador.

 De acordo com a presidente do (MPA), Maria Cazé, os projetos beneficiarão famílias dos territórios do Vale do Canindé, Vale do Itaim e Vale do Guaribas, somando 31 comunidades favorecidas em oito municípios. “Este é um projeto estratégico em um momento importante. Foram dois anos e quatro meses de lutas e caminhadas, mobilização e negociação para conquistar parte do nosso sonho de estruturar estes 3 eixos produtivos e principalmente pelas mãos de mulheres e jovens, que terão acesso a renda, garantindo outras possibilidades que não seja a de sair do campo”, frisou a presidente.

A meta é preparar não só as diretorias das associações e comissões responsáveis por licitações, mas também todo o escopo de beneficiários, afim de nivelar todas as informações e observar os cuidados em todas as fases dos projetos.

projeto viva o semiáridoPiauí: 360 famílias de 8 municípios serão beneficiadas com o Projeto Viva o Semiárido. (Divulgação)



Deixe seu comentário: