Cultura Por: Redação Rede Piauí Repórter 01 Mai 2018 11:21 Rede Piauí de Notícias

Piauí comemora investimentos em cultura

Estado ganhou reformas, ampliações e inaugurações na área de cultura.


O ator Paulo Betti comemorou os investimentos em cultura no Piauí ao fazer uma comparação com outros estados do Brasil. O estado do Rio de Janeiro fechou 36 teatros, São Paulo fechou 10 casas de espetáculo e Minas Gerais 9. No caso do Piauí foram abertos 13 espaços de cultura, informação confirmada pelo ex-secretário de Cultura do Piauí, deputado Fábio Novo (PT), em entrevista à Rede Piauí de Notícias na semana passada.

No Piauí foram realizadas reformas e modenização do Complexo Cultural Theatro 4 de Setembro, em Teresina; Teatro Maria Bonita, em Floriano; Cine Teatro de Oeiras e ainda a Casa da Cultura em Corrente. Além das reformas, foram inaugurados o Teatro Saraiva, em Parnaíba; o ALLARD, em Bom Jesus; e em parceria com a Universidade Federal do Piauí, o Governo do Piauí está reformando o teatro de Picos.

teatro saraiva
Teatro Saraiva, em Parnaíba, um dos que foram inaugurados no Piauí. (Foto: Costa Norte)

Em entrevista à Rede Piauí de Notícias, o ex-secretário, Fábio Novo, declarou que os investimentos em cultura foram resultado de esforço e compromisso durante a sua gestão: “Então foi um trabalho muito intenso trabalhando de 10 a 12 horas por dia, sem finais de semana, sem feriados, para que todo esse patrimônio fosse colocado de volta pra população”, disse o secretário. 

No entanto, muitos espaços culturais do Piauí continuam sem investimentos, como o Complexo do Porto das Barcas, em Parnaíba, local que se encontra totalmente abandonado servindo de ponto para uso de drogas e prostituição. O Porto das Barcas é um dos principais pontos turísticos da cidade e ajuda a contar a história do comércio local onde eram estocadas as mercadorias como cera de carnaúba e babaçu para exportação com destino aos países da Europa.

porto das barcas
Porto das Barcas, em Parnaíba, está servindo de ponto para uso drogas e prostituição. (Foto: Reprodução)

Em Campo Maior, outro importante município piauiense que detém inestimável valor histórico e cultural, o Teatro Sigefredo Pacheco também está abandonado. No local, pode ser encontrado muito lixo, janelas quebradas e a estrutura está bastante comprometida. O lugar, que já foi palco de muitos eventos importantes para o povo de Campo Maior, hoje vive no abandono e no esquecimento das autoridades.


Ryan Andrade, com informações do Cidade Verde.com




Deixe seu comentário: