Política Por: Redação Rede Piauí Repórter 15 Mar 2019 08:49 Rede Piauí de Notícias

Piauí e Maranhão compartilham sistema de licitações e compras governamentais

Medida deve gerar economia de gasto nas contas públicas para ambos os estados.


Os governadores do Piauí, Wellington Dias, e do Maranhão, Flávio Dino, assinaram, nesta quinta-feira (14), em São Luís (MA), o  Termo de Cooperação visando a cessão, por parte do Maranhão, do Sistema de Licitações e Compras Governamentais (SIGA) para o estado do Piauí. O compartilhamento da ferramenta que irá otimizar a economia de gastos públicos é o primeiro passo da integração administrativa de toda a região nordeste, firmada por meio de um consórcio entre os governadores na edição do fórum realizado na capital maranhense.

“O Consórcio assinado com o Maranhão é parte do consórcio assinado com o restante do Nordeste. O que nós fizemos foi inaugurar a lei do consórcio, aqui em São Luís, nessa primeira parceria Piauí-Maranhão, em que o Maranhão tem um sistema moderno para essa área de compras e licitações e agora nessa parceria entre as duas secretarias de Administração, o Piauí vai poder utilizar esse sistema”, informou Wellington Dias.

O mecanismo administrativo firmado entre os estados vai propiciar compras e contratações conjuntas o que de acordo com os governadores deverá gerar diminuição de custos. “Na medida em que juntarmos as demandas dos nove estados em uma só significa que mais empresas vão se interessar em oferecer e acreditamos que assim vamos conseguir melhores preços”, explica o governador do Maranhão, Flávio Dino. A estratégia pode ser aplicada desde a área de compra de medicamentos até a de estruturas móveis, como viaturas.

Eleito o presidente do Consórcio Nordeste, o governador da Bahia, Rui Costa, reforça a pretensão de economia nos gastos públicos com a integração entre os estados. “Todos sabem que quando você muda a escala da licitação, a chance de você conseguir preços menores aumenta na mesma proporção. Portanto, todos nós sairemos ganhando com a redução de custos daqueles itens que são comuns aos estados”, completou.

acordo Piauí e MaranhãoPiauí e Maranhão compartilham sistema de licitações e compras governamentais. (Divulgação/CCOM)



Deixe seu comentário: