Geral Por: Thiago Andrade Repórter 17 Jan 2018 10:24 Rede Piauí de Notícias

Piauienses que forem viajar precisam se vacinar contra a febre amarela

É importante que as pessoas que irão viajar para estados com alta incidência de febre amarela, estejam com a vacinação em dia


Os Piauienses que irão viajar para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso, Pará e Tocantins devem se vacinar contra a febre amarela. Os estados citados acima estão intensificando campanhas de prevenção de doença, que é transmitida por meio dos mosquitos em regiões de vegetação vasta.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba, o estado do Piauí não está classificado como uma área de risco; entretanto, é importantíssimo que quem irá viajar para os estados com alta ocorrência da doença estejam com a vacinação em dia. “É importante que as pessoas que irão viajar para o Rio de Janeiro e principalmente São Paulo, enfim, estados com incidência de febre amarela, estejam com a vacinação em dia”, afirma.

Para receber a vacina, o adulto deve se dirigir até as unidades de saúde do municípioPara receber a vacina, o adulto deve se dirigir até as unidades de saúde do município (Foto:Reprodução da internet)

Para receber a vacina, o adulto deve se dirigir até as unidades de saúde do município com, no mínimo, 15 dias antes da viagem para que haja tempo de o organismo produzir os anticorpos necessários. “A pessoa tem que ir a uma das 104 salas de vacina da Prefeitura, que estão nas unidades básicas de saúde e hospitais”, declara Amariles.

O músico Edivan Alves, declarou que não tomou esses devidos cuidados antes de fazer uma viajem para o Rio de Janeiro. “Eu não sabia muita coisa sobre a doença, confesso; mas sabia do surto. Antes de vir pra cá, alguns meses atrás, tomei muitas vacinas e acredito que vai dá certo não ficar doente”, disse.

Sobre a doença

A febre amarela é transmitida por meio de mosquitos Haemagogus e Sabethes com grande freqüência em locais de matas e bastante vegetação. Recentemente, o Ministério da Saúde está promovendo campanhas de vacinação nas áreas de grande risco. Porém, a vacina de rotina é oferecida em 19 estados com recomendação para a imunização.




Deixe seu comentário: