Picos registra aumento de contaminação do vírus da AIDS
O aumento demonstra que a população tem procurado o CTA para realizar esses exames
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) no município, que atende moradores de toda a região, fez durante o ano passado 14.432 testes, que dão o diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis.
De acordo com a coordenadora do órgão, Ozeany Vieira, o ano foi muito produtivo apesar do aumento no diagnóstico de doenças.
“Trabalhamos bastante a parte educativa e preventiva, demostramos a importância do uso dos preservativos e de estar vindo realizar os testes. O aumento demonstra que a população tem procurado o CTA para realizar esses exames”, falou Ozeany.
CTA de Picos (Foto: Jesika Mayara)
O Centro faz exames para o diagnóstico de quatro tipos de doenças, entre elas HIV, sífilis e Hepatites B e C.
No ano passado foram registrados 25 casos de HIV, sendo que 13 pacientes moram em Picos. O número revela ainda um aumento no diagnostico da doença na cidade, pois no ano anterior o Centro diagnosticou 23 casos, sendo somente seis no município.
Em 2017, também foram diagnosticados 126 casos de sífilis, 02 de Hepatite B e 01 de Hepatite C.
“Atualmente nós acompanhamos 254 pacientes com HIV. Temos 100% de adesão ao tratamento, eles vêm todos os meses pegar o seu medicamento, e fazem os exames necessários, são muito assíduos. Em torno de 40% dos pacientes são de Picos”, explicou a coordenadora.