Cidades Por: Redação Rede Piauí Repórter 09 Abr 2019 15:38 Rede Piauí de Notícias

Prefeito diz que construção da Barragem de Castelo vai evitar alagamentos em Teresina

Firmino Filho visitou áreas alagadas na zona Norte da cidade na manhã desta terça-feira (09).


O prefeito de Teresina, Firmino Filho, visitou na manhã desta terça-feira (09) comunidades ribeirinhas da zona Norte da capital. A visita abrangeu bairros como Água Mineral e Vila Mocambinho I, onde o prefeito conversou com populares e fez vistorias no andamento dos serviços prestados pela Prefeitura nestes locais.

Durante visita à zona Norte de Teresina, o prefeito Firmino Filho ressaltou a importância da construção da Barragem de Castelo para evitar alagamentos em Teresina. Segundo ele, a barragem ajudaria a ter um maior controle do nível do rio Poti, semelhante ao que já acontece com o rio Parnaíba, que é controlado pela Companhia Hidrelétrica do Vale do São Francisco e Parnaíba (Chesf).

prefeito de Teresina visita áreas alagadas da zona norte de TeresinaPrefeito diz que construção da Barragem de Castelo vai evitar alagamentos em Teresina. Foto: Rômulo Piauilino

Firmino Filho destacou que Teresina teve um inverno rigoroso e que nos últimos meses já choveu mais de 1.600 milímetros, quando o esperado para todo o ano é de 1.200 milímetros. “Para o rio Poti a solução definitiva passa por questões estruturais com a construção da barragem de Castelo, que é de responsabilidade do Governo do Estado. A obra já havia sido licitada, mas nunca foi construída. Vamos ter a construção da ponte que sai do centro esportivo da Universidade Federal do Piauí e encaixa no balão da coca-cola. Com a ponte, teremos uma elevação com a construção de uma estação elevatória”, explica.

Ainda de acordo com o prefeito, a Prefeitura continua prestando assistência aos moradores da região do Parque Rodoviário e às famílias que foram prejudicadas após a enxurrada com o rompimento de um muro que fazia o represamento de uma água. As 64 famílias que foram atingidas e perderam suas casas foram assistidas pelo programa Cidade Solidária. "A Prefeitura está atenta a todo tipo de assistência. As equipes de assistentes sociais, de engenheiros e também da saúde estão permanentemente no local prestando toda a assistência”, completou.

Ainda sobre o Parque Rodoviário, o chefe da administração pública municipal acrescentou que foi formada uma Comissão que reúne membros da Prefeitura, Governo do Estado, Universidade Federal do Piauí, CREA e CPRM para analisar as possíveis causas da tragédia no local para que as providências possam ser tomadas.

Firmino Filho visita zona Norte de TeresinaPrefeito diz que construção da Barragem de Castelo vai evitar alagamentos em Teresina. Foto: Rômulo Piauilino



Deixe seu comentário: