Cidades Por: Redação Rede Piauí Repórter 18 Ago 2017 17:23 Rede Piauí de Notícias

Prefeitura faz corte e 12 mil pessoas ficam sem água

O corte foi realizado pela Prefeitura e as pessoas relatam que não têm como realizar novas ligações


Nessa quinta-feira (17), cerca de 12 mil pessoas fizeram um mês sem água em Oeiras, 313 km ao Sul de Teresina. O corte foi realizado pela Prefeitura e as pessoas relatam que não têm como realizar novas ligações. A Prefeitura de Oeiras disse que a suspensão de água aconteceu para atender determinação do Ministério da Educação, que negou ao G1 qualquer ligação com o problema. A Agespisa pediu que os moradores procurassem a empresa para regularização.

As ligações irregulares teriam começado há cerca de 20 anos, quando conjuntos habitacionais para pessoas de baixa renda foram construídos no entorno de escolas municipais. A administração, na época, optou fornecer água gratuitamente para essas pessoas, que não teriam condições de pagar. Agora, porém, a população deverá buscar a Agespisa, que faz o tratamento e fornecimento de água para o restante da cidade.

O corte foi feito nas escolas Agrotécnica (bairro Uberaba), Dom Edilberto (bairro Jureminha), Mercês Romão e Francisco Quirino (bairro Rosário) e Santinha Nunes (bairro Rodagem de Picos).

Água seria apenas para abastecer as escolas
Água seria apenas para abastecer as escolas (Foto: Arimateria Junior G1 PI)

Um dos atingidos pela falta de água foi o auxiliar de serviços gerais, Expedito Pereira da Silva. Ele reclama da situação. “Moro em um bairro com mais de 25 dias sem água. Não houve aviso do corte. Apenas foi feito”, comentou Expedito. O auxiliar de serviços gerais disse que no bairro em que reside todos ficaram sem água. “São muitas pessoas que necessitam de água e que não podem fazer a ligação”, relatou.

Segundo o vereador Arimateia Júnior (PT) o atendimento dos poços era dirigido a pessoas de baixa renda que não tinham condições de pagar o fornecimento de água. “Eram alguns poços cavados em Oeiras, que abastecem quatro bairros. Eram cavados dentro do colégio e algumas pessoas não pagavam água. Alguns eram por uma fundação e outros foram pela prefeitura”, explicou o parlamentar.

Com o corte sem prévio aviso pelo menos 12 mil pessoas ficaram sem o abastecimento de água, segundo Arimateia. “Essa população não pagava água e o que ocorreu é que chegaram lá sem avisar para a população a fim de fazer o corte de água da população. Aí a população fez a ligação com a rede da Agespisa e poder pagar e outros ainda não fizeram porque não tem condição para fazer. São quatro bairros e em torno de 12 mil pessoas sem água”, pontuou.

Ligações consideradas irregulares foram cortadas
Ligações consideradas irregulares foram cortadas (Foto: Arimateia Junior G1 PI)

Por meio de nota a prefeitura de Oeiras esclarece que os cortes não afetaram 12 mil habitantes e que a polêmica criada sobre o assunto tem cunho eleitoreiro. "As intervenções aconteceram pelo fato do município ter sido contemplado pelo Água na Escola, programa do Ministério da Educação, que tem ações voltadas para garantia do abastecimento contínuo de água adequada ao consumo humano. A medida foi tomada no intuito de resguardar o município e evitar que os recursos do programa sejam bloqueados após fiscalizações por parte do Ministério", diz a nota.

 O MEC informou que "cortar abastecimento de água é uma decisão do município. O MEC não autoriza que municípios cortem o abastecimento de água, pois não tem ingerência alguma sobre isso".

Ainda em nota a Prefeitura de Oeiras informou que todo o processo de intervenção nos poços foi feito com a ciência do Ministério Público, Defensoria Pública e direção local da Agespisa. "O tratamento oferecido a água vinda desses poços é incipiente, não oferecendo qualidade ao usuário - medida que a Prefeitura pretende corrigir com a implantação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE)", afirmou a prefeitura.

A prefeitura de Oeiras declarou ainda que em casas onde não havia no momento a possibilidade de abastecimento pela Agespisa, foi restabelecida a ligação com os poços e dado aos moradores um prazo para regularização junto ao órgão que, até a criação da SAAE. "Informamos, por fim, que toda a celeuma causada com o processo de adequação dos poços das escolas está sanada", finalizou a prefeitura

Em nota, a Agespisa informou apenas que agiu na cidade a partir da última terça-feira, fazendo corte de água de quem está em débito com a empresa.

"O serviço já foi executado no bairro Rosário e em parte do Centro. Na próxima semana, as equipes de corte estarão nos bairros Oeiras Nova, Jureminha e Rodagem de Picos. A interrupção do abastecimento ocorre após o não pagamento de três contas de água. A empresa orienta aos clientes que regularizem seus débitos, possibilitando assim a retomada do abastecimento. Para mais informações, os usuários podem ligar para 0800 086 8888", informou a nota.

Com informações de G1 PI




Deixe seu comentário: