Cidades Por: Redação Rede Piauí Repórter 21 Ago 2019 14:00 Rede Piauí de Notícias

Prefeitura institui Plano de Ação Novo Centro Teresina

Confira as medidas que fazem parte do plano de ação para requalificar e valorizar o Centro de Teresina:


Visando promover a reabilitação urbana no centro da capital por meio de projetos estruturantes, a Prefeitura de Teresina instituiu através do Decreto nº 18.913, de 8 de agosto de 2019, o Plano de Ação Novo Centro Teresina, que objetiva requalificar e valorizar a área central da cidade.

Entre os objetivos previstos pelo Plano estão estimular o aumento da densidade populacional do bairro Centro; melhorar a mobilidade a partir da priorização do transporte coletivo; preservar o patrimônio histórico e cultural; induzir, por meio da atividade habitacional, o uso do estoque obsoleto construído do bairro; estimular a utilização dos espaços públicos além do horário comercial tradicional; revitalizar praças e parques; propiciar espaços de criatividade e desenvolvimento para novas tecnologias; introduzir cota de solidariedade (adoção de percentuais e critérios de acessibilidade econômica em novos empreendimentos) no bairro Centro e criar espaços e rotas acessíveis a todos os grupos que frequentam o Centro.

A arquiteta coordenadora da área central de Teresina, Constance Jacob, explica que o decreto define todas as ações que irão promover a reabilitação urbana do bairro Centro. “Entendemos que o centro precisa de valorização e ressignificação e queremos estimular que mais pessoas morem e frequentem o bairro através deste Plano de Ação”, completa a arquiteta.

Um dos projetos estruturais incluso no Plano de Ação Novo Centro Teresina a ser executado pela Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro Norte é a revitalização do calçadão do centro, que vai contemplar a Rua Simplício Mendes, na altura da Praça Saraiva até a Praça do Liceu, e Rua Coelho Rodrigues, no trecho entre a Praça do Fripisa e Avenida Maranhão.

Ambas as vias receberão pavimentação com piso em placas de concreto, drenagem para águas pluviais, melhorias de iluminação e sinalização horizontal e vertical, com faixas e placas. Além disso, em alguns trechos terão separações entre a calçada e a via, sendo inseridos canteiros e bancos, para uma melhor segurança de quem transita a pé pela região. No momento, o projeto está em fase de licitação e seu investimento total será de aproximadamente R$ 16 milhões.

O superintendente da SDU Centro Norte, Weldon Bandeira, afirma que o projeto vem para dar mais segurança aos pedestres que circulam pelo centro da cidade. “Essa obra é muito importante para a mobilidade urbana da capital, afinal o centro recebe muitos pedestres diariamente. A licitação já está em andamento e esperamos executar esse projeto em breve”, diz Weldon.

Plano de Ação Novo Centro TeresinaPrefeitura institui Plano de Ação Novo Centro Teresina. (Foto: PMT)



Deixe seu comentário: