Prefeitura lança programa para combater a violência
Será desenvolvido em 13 bairros da capital uma proposta que visa o combate a violência
Será lançado nesta quinta-feira (22) o programa Vila Bairro Segurança pela Prefeitura de Teresina, uma solenidade será realizada no Teatro do Boi, no bairro Matadouro na zona norte da capital a partir das 12h. O programa tem como objetivo fortalecer a política de segurança municipal, que promove a inclusão social dos setores mais vulneráveis. Será comandado pela Semcaspi.
Desde já o programa irá ocorrer em 13 bairros que integram o Parque Ambiental Lagoas do Norte, que compreendem uma população de 92.016 habitantes. O programa terá três frentes de ação: a prevenção, que aborda dois níveis: primário e secundário; a proteção, com ações articuladas nas três instâncias – Municipal, Estadual e Federal; e a Frente de Pesquisa e Monitoramento.
O evento também marca a assinatura do Termo de Convênio de Cooperação Técnica entre o Tribunal de Justiça do Piauí, Ministério Público, Governo do Estado e suas secretarias. “O Vila Bairro Segurança é a parcela de contribuição que a Prefeitura quer dar no que toca à luta contra a violência, nós sabemos da necessidade de integração das políticas públicas visando ao fortalecimento do projeto”, afirma Samuel Silveira, secretário da Semcaspi.
Três projetos que integram o Vila Bairro Segurança já iniciaram no mês de fevereiro, sendo eles: o Educando para Prevenir; a Operação Blitz Sufoco e o Teresina Protege. No ano anterior o Educando para Prevenir, um projeto que consiste em trabalhar a prevenção às drogas nas escolas públicas municipais dos 13 bairros que compõe o Projeto Lagoas do Norte. A ação foi executada em seis escolas do município e contemplou 800 alunos.
Um projeto de desarmamento e controle de condutores alcoolizados é o Operação Blitz Sufoco, que vai localizar nos 13 bairros da região do Lagoas do Norte. As operações vão contar com o apoio da Guarda Municipal, com a equipe de Fiscalização do Strans e juntamente com a Polícia Militar.
“Vamos começar com uma ação piloto para testar sua filosofia e seus resultados. A ideia central é fazer uma atuação integrada na área social, especialmente voltada para a juventude, com importantes ações urbanas”. Diz, o Prefeito Firmino Filho
Os 13 bairros que serão assistidos pelo projeto são o Acarape; Aeroporto; Alto Alegre; Itaperu; Mafrense; Matadouro; Mocambinho; Nova Brasília; Olarias; Parque Alvorada; Poti Velho; São Francisco e São Joaquim.