Cidades Por: Redação Rede Piauí Repórter 28 Out 2017 13:09 Rede Piauí de Notícias

Processo de implantação da CNH Digital é iniciado pelo Detran-PI

Através de aplicativo, a CNH estará no smartphone.


O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) se prepara para a implantação do sistema de Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica, a CNH Digital, a previsão é  para fevereiro de 2018, conforme um cronograma nacional estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Com a mudança, os departamentos de Trânsito (Detrans) podem começar a testar a emissão do documento digital - que será opcional, uma vez que a habilitação impressa continuará a ser emitida.

O aplicativo desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) permitirá aos motoristas terem acesso ao arquivo digital da CNH por meio de seus próprios telefones celulares. O documento digital terá a mesma validade da habilitação física, que continuará sendo emitida aos condutores que a solicitarem aos departamentos de trânsito estaduais.

Os agentes de trânsito poderão checar os dados dos documentos por meio do mesmo aplicativo, que fará a leitura do QRCode (do inglês, Código de Resposta Rápida). Assim, o condutor que tiver aderido ao modelo digital poderá apresentá-lo a qualquer autoridade de trânsito, evitando multas caso tenha esquecido ou perdido o documento impresso.

O condutor poderá apresentar o modelo digital a qualquer autoridade de trânsito.
O condutor poderá apresentar o modelo digital a qualquer autoridade de trânsito. Imagem Internet.

De acordo com Sandro Alves, diretor de habilitação do órgão, o sistema se encontra em fase de teste e a transição será rápida. “O documento virtual será implantado aos poucos, sendo emitido obrigatoriamente a partir de fevereiro próximo”, declara Alves.

A nova versão da habilitação terá o mesmo valor jurídico da CNH impressa e os condutores poderão apresentar o documento tanto impresso quanto em formato digital, no smartphone.

“Com a carteira eletrônica, o condutor terá a possibilidade de circular em qualquer lugar do país”, disse Sandro. Ele explica que a medida ajuda em casos de perda ou extravio do documento impresso. O diretor destaca que qualquer usuário que já tenha a carteira impressa terá a opção do documento em versão digital.

A CNH é um documento de porte obrigatório e conduzir veículo sem o documento pode implicar em três pontos na carteira, multa de R$ 88,38 e apreensão do veículo.

Atualmente, 4 a 5 mil habilitações são emitidas por semana em todo o Piauí.




Deixe seu comentário: