Geral Por: Ryan Andrade Repórter 11 Jun 2018 10:07 Rede Piauí de Notícias

Professor suspende greve de fome após receber proposta de negociação

O docente do curso de Letras da Uespi de Oeiras será recebido pelo reitor e pelo secretário de Governo para tratar de propostas.


O professor Harlon de Lacerda Sousa da Universidade Estadual do Piauí (campus Oeiras) decidiu suspender uma greve de fome, que fazia desde a última quinta-feira (7), reivindicando melhorias na instituição.

A decisão de suspender a greve partiu depois de uma conversa com estudantes e professores: “Ontem o sindicato dos professores veio a Oeiras trazendo a proposta do reitor e do governador, e a gente decidiu, coletivamente, por fim à greve”, informou o professor.

professor de oeiras
Professor passa dois dias sem comer em protesto contra a falta de investimentos na Uespi. (Foto: Arquivo pessoal)

De acordo com o professor, há uma reunião marcada com o reitor da Uespi nesta segunda-feira (11) e com o secretário de governo na quarta (13). Ele diz que “se as propostas forem aceitáveis” finalizará a greve, mas garantiu que se não forem, retornará à greve de fome.

Dentre algumas das reivindicações do professor estão melhorias na estrutura física e do quadro de pessoal da universidade. De acordo com o professor o campus de Oeiras tem 3 cursos que não podem mais receber alunos e que não podem mais emitir diplomas por não dispor do mínimo de professores efetivos e por uma série de problemas estruturais.

Professor passou 2 dias sem comer

Harlon é docente do curso de Letras-Português e ficou por 48h sem comer no pátio do campus de Oeiras. Ela informa que estava ingerindo apenas água, soro e água de coco. “Os dois primeiros dias foram relativamente tranquilos. Na noite do segundo para o terceiro comecei a me sentir mais fraco, dor de cabeça. No terceiro dia estava começando a sentir sintomas, mas estava disposto a continuar de qualquer forma”, diz.

O que diz a Uespi?

O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso, esclarece que as pautas reivindicadas pelo professor serão discutidas em reunião com o Governo: “Durante toda sexta eu mantive contato com o governador e tratamos da pauta apresentada pelo professor. Muita das pautas vão ser discutidas com governo na reunião entre Uespi e a Secretaria de Administração do estado na segunda às 16h. O professor também vai se reunir com a Secretaria de Governo na quarta”, conta.

Com informações do G1 PI




Deixe seu comentário: