Concursos e Empregos Por: Redação Rede Piauí Repórter 21 Set 2017 17:50 Rede Piauí de Notícias

Profissão de coach cresce no Brasil

Para ser um profissional Coach, não precisa de nenhum pré-requisito além de uma boa habilidade para desenvolver competências


Coach é o profissional que ajuda os outros a alcançar suas metas e sonhos utilizando métodos e ferramentas adequadas.  Com bom rendimento e diversas áreas de atuação, a carreira é uma das mais promissoras para os próximos anos.

Consolidar projetos, alcançar metas, realizar sonhos e conquistar novos objetivos. Estas são algumas tarefas que fazem parte da lista de desejos de, pelo menos, 2/3 da população brasileira. Mas como conseguir tudo isso? Talvez a resposta esteja em se submeter a um processo de coaching ou mesmo se tornar um profissional da área.

“Falar em sucesso e ascensão pessoal e profissional em meio à turbulenta crise que o país atravessa pode parecer utópico, entretanto, algumas carreiras se destacam e estão a pleno vapor, como o coach”, explica Renata Lemos, Master Coach Senior e Diretora Executiva do Instituto Brasileiro de Coaching. Apesar de ser uma nova profissão, o coach ocupa a 15º posição no quadro das profissões mais promissoras do Brasil.

Renata aposta na formação destes novos profissionais e declara que é um mercado ainda com muita procura. “O campo de atendimento dos coaches é tão amplo que abrange do empreendedorismo ao emagrecimento. Entretanto, nossas maiores demandas de cursos são para formação profissional na área e otimização da produtividade das empresas e suas equipes”.

Para ser um profissional coach, não precisa de nenhum pré-requisito além de uma boa habilidade para desenvolver competências, no entanto, deve-se ter uma formação compatível. “O ideal é buscar por uma instituição que seja referência na área”, explica Renata Lemos. Um coach iniciante pode receber, em média, de 150 a 300 reais por sessão, enquanto um experiente pode chegar a ganhar até 3.000 por sessão, contabilizando até mesmo uns 60 mil reais ao mês”, declara Renata.

Coach é o profissional que ajuda os outros a alcançar suas metas
Coach é o profissional que ajuda os outros a alcançar suas metas Foto:Reprodução: Internet

O QUE É UM COACH E COMO ELE ATUA?

Reconhecida e bem trabalhada em países europeus e norte-americanos, a profissão de coach tem como principio o desenvolvimento de pessoas por meio do incentivo, motivação e instrução para efetivação de metas e objetivos, quer sejam pessoais ou profissionais. Utilizando de técnicas de PNL, neurociência, psicologia, entre outras, o coach educa o seu coachee (cliente) a ampliar forças e trabalhar fraquezas com fim de alcançar a excelência.

Para Renata, com a atual competitividade do mercado, alcançar a excelência é de suma importância no campo empresarial e, para isto, é necessário que haja um bom autoconhecimento. “Como um dos principais focos do coaching é estimular a autognose – processo de autoconhecimento –, abre-se um leque de possibilidades para o aluno. Empreendedorismo, liderança, controle emocional, melhoria na comunicação, tomada de decisões e flexibilidade são algumas das principais características desenvolvidas durante o processo”.

“Como o coaching estimula a revisão de paradigmas, de estilo de vida e autodesenvolvimento, os próprios coaches são mais empenhados em alcançar resultados, o que contribui para seu aperfeiçoamento pessoal e profissional, refletindo em todos os setores da vida. Alcançadas estas metas, ele enxerga a possibilidade de fazer o mesmo com outras pessoas”, finaliza.

Com informações da Redação RPiauí




Deixe seu comentário: