Política Por: Redação Rede Piauí Repórter 04 Abr 2019 16:55 Rede Piauí de Notícias

Rafael Fonteles é eleito presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda

A eleição se deu por unanimidade.


O Secretário Estadual da Fazenda do Piauí, Rafael Tajra Fonteles, foi eleito, por unanimidade, presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), para exercer um mandato de dois anos, durante a 23ª Reunião Ordinária do órgão. A eleição ocorreu nesta quinta-feira (4), no salão principal da Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Políticas Fazendárias (Confaz), em Brasília (DF).

Rafael Fonteles

 Rafael Fonteles é eleito presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda.

“É uma honra ser eleito presidente de um órgão tão importante para integração entre as secretarias de Fazenda do país, que visa articular e defender os interesses dos Estados nas áreas fiscal, tributária e econômica”, afirma Fonteles.

No comando do órgão, Rafael Fonteles vai representar os Estados na discussão de questões que estão na pauta dos interesses fazendários, como a Reforma Tributária e as Transferências Constitucionais, além de atuar na busca de harmonização das questões que envolvem os tributos estaduais.

Rafael Fonteles já tinha sido escolhido para presidir interinamente o Comsefaz desde dezembro de 2018, depois da saída do então presidente André Horta Melo do cargo de secretário estadual de Tributação do Rio Grande do Norte.

Enquanto presidente interino, Fonteles contribuiu com um avanço importante para o órgão quando, em janeiro desse ano (16 de janeiro de 2019), registrou a ata de fundação e o estatuto da entidade em cartório, permitindo, dessa forma, que o Comsefaz tenha uma estrutura mais adequada para atuar na defesa das questões fazendárias dos Estados.

Comsefaz-Biênio 2019/2021

Presidente: Rafael Tajra Fonteles, secretário de Fazenda do Estado do Piauí

1º Vice Presidente: Josenildo Santos Abrantes, secretário da Fazenda do Estado do Amapá
Representante da região Norte

2º Vice Presidente: Rogério Luiz Gallo, secretário da Fazenda do Estado do Mato Grosso
Representando a região Centro-Oeste

3º Vice Presidente: Luiz Claúdio Rodrigues de Carvalho, secretário da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro
Representando a região Sudeste

4º Vice Presidente: Paulo Eli, secretário da Fazenda do Estado de Santa Catarina
Representando a região Sul

5º Vice Presidente: George André Santoro, secretário da Fazenda do Estado do Alagoas
Representando a região Nordeste

Comsefaz
O Comsefaz é uma associação civil sem fins lucrativos, instituído pelo Protocolo de Cooperação Técnica S/Nº em 28 de setembro de 2012 (DOU: 08/10/2012), que tem por finalidade promover a integração entre as Secretarias de Fazenda, Finanças, Receita e Tributação dos Estados e do Distrito Federal e a articulação conjunta desses órgãos em matérias de interesse comum, visando otimizar a gestão fiscal,  financeira e tributária das respectivas unidades federativas.

O grupo é parceiro dos poderes públicos na discussão das políticas fiscal, tributárias e financeiras, na realização de ações, estudos e outras atividades relacionadas à área, reconhecendo o papel institucional como fomentador e mediador das discussões que envolvam os interesses legítimos das Secretarias da Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal.


Currículo Rafael Fonteles (04-04-19 a 04-04-21)

Rafael Tajra Fonteles foi eleito presidente do Comsefaz no dia 04 de abril de 2019, aos 33 anos, cargo que ocupará até abril de 2021. Assumiu o cargo de Secretário Estadual da Fazenda do Piauí em janeiro de 2015, onde permanece até os dias atuais. É Bacharel em Matemática e Mestre em Economia Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA-RJ).




Deixe seu comentário: