Política Por: Redação Rede Piauí Repórter 27 Jun 2019 08:53 Rede Piauí de Notícias

"Reforma da Previdência como está não resolve problema do déficit", diz Wellington Dias

O governador Wellington Dias esteve reunido com senadores discutindo alternativas para a reforma da previdência.


O governador Wellington Dias tratou, nessa quarta-feira (26), em Brasília, mais uma vez de alternativas que ajudem aos estados e municípios brasileiros a partir da reforma da Previdência. O chefe do Executivo piauiense se reuniu com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre; o líder do governo no Senado, senador Fernando Bezerra; e representantes das frentes parlamentares do norte, nordeste e centro-oeste brasileiro. Ao final do encontro, Dias declarou que a reforma, como está, não resolve o problema do déficit.

"Não tem sentido aprovar uma reforma e sair dela com déficit, sem condições de sustentabilidade para as despesas de aposentados e pensionistas. O déficit é de aproximadamente R$ 86 bilhões para os estados brasileiros, fora o da União e dos municípios. Na conta apresentada, a estimativa é de uma redução média de 10% desse déficit", esclareceu o governador do Piauí.

A solução para minimizar o déficit, segundo Wellington, passa pelo próprio Congresso Nacional. O governador cobra o andamento de matérias em tramitação na Câmara e no Senado, que prevêem a geração de novas receitas para os entes federados, dinheiro que deve ser utilizado para a finalidade específica da previdência. Dias cobrou andamento desses projetos.

Para o governador só faz sentido para os estados participarem e contribuírem com a votação da reforma da previdência se “além da retirada de temas que mexiam com os mais pobres, como a parte do BPC, dos rurais, a capitalização; seja mantida na Constituição Federal as principais colunas nessa área, e que se tenha uma proposta capaz de cobrir verdadeiramente o déficit da previdência”, comentou.

"O projeto que regulamenta essa parte do bônus de assinatura; o projeto que trabalha a regulamentação do Fundo Social, parte da seção onerosa; o projeto de securitização da dívida, já até aprovado pelo Senado; projeto que regulamenta a tributação da distribuição sobre lucros e dividendos e, aqui no Senado, tem a recuperação do Fundo de Participação a partir da emenda 51", citou o governador.

Wellington finalizou a entrevista coletiva declarando que o avanço nas questões relacionadas à redução do déficit é importante para contabilizar mais votos favoráveis à reforma no Congresso Nacional.


Consórcio Nordeste

O Fórum dos Governadores do Nordeste aprovou por unanimidade, em Brasília, nessa quarta, o Estatuto do Consórcio Nordeste. "Temos agora um longo trabalho a fazer pelo crescimento da nossa região", ressaltou Dias.

Leia mais:

Governadores aprovam Estatuto do Consórcio do Nordeste

governador Wellington Dias em reunião com senadores sobre reforma da previdênciaWellington diz que reforma da Previdência como está não resolve problema do déficit. Foto: André Oliveira/CCom



Deixe seu comentário: