Política Por: Pedro H. Santiago Repórter 16 Mar 2018 11:11 Rede Piauí de Notícias

Robert Rios pede investigação de empréstimo da Caixa ao Piauí

Uma auditoria realizada pelo TCE/PI apontou que o Governo do Estado não aplicou o total dos recursos nas obras


O deputado estadual do Piauí Robert Rios (PDT), está cobrando investigação numa possível irregularidade no contrato de empréstimo de mais de R$ 307 milhões concedido pela Caixa Econômica Federal ao Governo do Estado.

Rios acredita, que por ventura, comprovado o desvio, o caso seja investigado pelos órgãos federais e estaduais. "Espero que seja investigado o mais breve possível. E que se comprovado o desvio de finalidade, o dinheiro retorne à Caixa e seja aplicada de forma correta, sem nenhum crime à populção piauiense.", declarou o deputado.

Segundo o deputado, que lider da oposição, o grupo ficará alerta para que o caso não seja esquecido e que a população deve tomar conhecimento se o fato ocorreu ou não. "A população precisa ficar ciente de tudo que acontece. E ela pode ter certeza que a oposição ficar atenta para que ninguém tente enganar o povo do Piauí.", finalizou o deputado.

Deputado Robert Rios (PDT), autor da proposta.
Caso seja comprovado alguma irregularidade, o MPF pode entrar na investigação /  Crédito: Alepi

Uma auditoria realizada pelo o Tribunal de Contas do Estado (TCE/PI) apontou que o Governo do Estado não aplicou o total dos recursos nas obras que estavam acordadas no contrato com a Caixa, além de realizar transferências irregulares para a Conta única do Tesouro Estadual.

A auditoria percebeu que a Secretaria de Fazenda do Piauí (Sefaz) realizou manobras para justificar os gastos ilícitos, cancelando as depesas no valor de R$ 188.560.117,31, promovendo o reempenho na fonte de recursos ao empréstimo da Caixa. Para o TCE/PI, a manobra foi ilícita e feita de forma dolosa.




Deixe seu comentário: