Secretaria de Justiça investiga possível tortura em presídio de Altos
A investigação deve confirmar se fato houve algum tipo de tortura contra os presos da unidade
A Secretaria de Justiça do Estado do Piauí (Sejus) vai abrir uma investigação, após a divulgação de imagens onde alguns presos da Penitenciária de Altos tiveram as roupas arrancadas ainda no corpo, e ficaram nus até receberem os uniformes da unidade prisional.
As imagens que foram divulgadas pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí chamou atenção dos grupos de direitos humanos e da população de um modo em geral.
Segundo o subsecretário, Carlos Edilson Sousa, devem acontecer investigações para verificar se de fato houve ou não algum tipo de exagero por parte dos agentes que estavam com os presos. Se tiver acontecido, será aplicada a punição para cada um dos culpados.
Esperantina
Carlos Edilson ainda foi questionado sobre o caso do corte de lenha realizado pelos detentos da Penitenciária de Esperantina. Ele respondeu que a Secretária de Justiça ainda não ficou sabendo dessa situação, mas quando a denúncia for formalizada, uma equipe fará as investigações necessárias.
Penitenciaria de Altos
Inaugurada no dia 11 de maio de 2015 a Casa de Detenção Provisória de Altos, localizada a 20 Km de Teresina, tem a capacidade para abrigar 142 presos com 42 celas.