Educação Por: Redação Rede Piauí Repórter 10 Dez 2018 15:55 Rede Piauí de Notícias

Secretário de Educação de São Paulo conhece e elogia novo currículo de Teresina

Gestor visitou a capital nesta segunda-feira (10).


O modelo de reformulação do currículo da cidade de São Paulo foi inspiração para o processo em Teresina. A fim de conferir de perto o documento pronto, o secretário municipal de Educação da capital paulista, Alexandre Schneider, está hoje (10) em Teresina, acompanhado da diretora de Ensino Fundamental, Minéia Paschoaelo.

Firmino Filho e Alexandre Schneider

 Secretário de Educação de São Paulo conhece e elogia novo currículo de Teresina.

A agenda da visita técnica incluiu uma apresentação detalhada de como a Secretaria Municipal de Educação (Semec) conduziu as estratégias de reformulação. O processo teve início logo após a viagem do secretário municipal de Educação de Teresina, Kleber Montezuma, a São Paulo, em dezembro do ano passado. Com boas ideias para o começo das discussões, técnicos e equipes escolares elaboraram as novas diretrizes à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) durante todo o ano de 2018.

Alexandre elogiou a sistemática de organização da atualização curricular, que incluiu consultas públicas e auxílio de especialistas externos. Trouxe, ainda, sugestões para os próximos passos, e elogiou o desempenho da Rede Municipal no cenário nacional.

“Teresina é referência em educação para São Paulo, temos orgulho de ter contribuído com esse processo de reformulação. Nos chamou atenção a clareza do projeto, que está voltado para que a criança aprenda, detectando as deficiências, trabalhando com a formação dos profissionais e destacando a avaliação como oportunidade para que a escola busque melhorar um pouco mais a cada dia”, declara o secretário de São Paulo. Para ele, esse estímulo é o que tem feito Teresina estar em primeiro lugar entre as capitais do país. “Troco tudo que temos por esse posto de primeiro lugar no Ideb”, brinca Alexandre.

Os visitantes também foram recebidos pelo prefeito Firmino Filho em seu gabinete na Prefeitura. O prefeito falou da importância dessa parceria entre as cidades para o compartilhamento de aprendizados. “Foi a partir da base elaborada por São Paulo que produzimos as nossas diretrizes, assim como já dialogamos em outros projetos para o crescimento das duas capitais. Os desafios continuam, Alexandre é um grande gestor, São Paulo tem uma rede de escolas gigantesca e com certeza essas contribuições são importantes para a trajetória da nossa educação”, avaliou Firmino.

A programação do dia contou com visitas a duas unidades de ensino da Rede. A dupla conheceu a rotina escolar do Centro Municipal de Educação Infantil Joel Mendes, no Centro, e a Escola Municipal Eurípides de Aguiar, no bairro Marquês. O secretário Alexandre Schneider conversou com os gestores e trocou dicas.

Segundo Montezuma, a visita é motivo de orgulho para Teresina. “São Paulo tem a maior rede de ensino do país, com mais de um milhão de alunos, e o secretário veio conferir como trabalhamos para alcançar a melhor proficiência. Isso é uma honra para nós e também nos engrandece”, concluiu.




Deixe seu comentário: