Política Por: Redação Rede Piauí Repórter 27 Abr 2018 17:59 Rede Piauí de Notícias

Fábio Novo avalia gestão na Secretaria de Cultura

“Foi desafiador porque em um momento difícil, de dificuldade econômica, de pouco dinheiro só sobrou pra gente a criatividade”, diz Fabio Novo


fabio novo
Deputado Fábio Novo. 

O deputado Fábio Novo, em entrevista concedida a Rede Piauí de Notícias na última quinta-feira (26), falou sobre o trabalho desempenhado e os desafios que teve durante sua gestão à frente da Secretaria de Cultura (Secult). Fábio Novo deixou a pasta da cultura para disputar as eleições 2018, Marlenildes Lima da Silva (Bid Lima) ocupou a Secretaria no lugar dele.

O deputado fez uma avaliação enquanto esteve a frente da Secretaria de cultura e disse que  foi um grande desafio, mas o foco não foi fazer algo novo, e sim recuperar o que já era de patrimônio do estado. “Foi desafiador porque em um momento difícil, de dificuldade econômica, de pouco dinheiro, só sobrou pra gente a criatividade”, disse ele.

Fábio Novo diz que muito ainda falta ser feito, mas uma boa base foi deixada. “Eu acredito que de agora pra frente, com os encaminhamentos feitos, com o planejamento que ficou ai, a médio prazo o Piauí será com certeza uma referência para o Brasil. Estamos na contramão do restante do país, recebi na semana passada um pesquisa com  um levantamento nos três estados mais ricos do Brasil: no Rio de Janeiro foram fechados 34 teatros, São Paulo 14 e em Minas foram fechados 11. O Piauí recuperou os que tinha e abriu 13”, falou.

De acordo com o deputado em um pequeno espaço de tempo, 2 anos e 9 meses de gestão, foi possível devolver à população um rico patrimônio que estava em estado ruim. “Então foi um trabalho muito intenso trabalhando de 10 a 12 horas por dia, sem finais de semana, sem feriados, para que todo esse patrimônio fosse colocado de volta pra população”, declarou ele.

Ainda segundo Fábio Novo, o Theatro 4 de Setembro foi restaurado, as bibliotecas que estavam fechadas foram reabertas, museus que estavam fechados não só reabriram mas voltaram a funcionar, escolas de músicas, dança e teatro; festivais culturais foram retomados: o Festival de São Raimundo Nonato, que agora veio com outro nome, a Ópera Serra da Capivara, entre tantos outros projetos.

*Reportagem Danielly Duarte, supervisão Pedro Henrique Santiago.




Deixe seu comentário: