Cidades Por: Redação Rede Piauí Repórter 07 Ago 2019 11:14 Rede Piauí de Notícias

Teresina ganha carro com chuveiros para pessoas em situação de rua

Segundo a Prefeitura de Teresina, o serviço vai funcionar duas vezes na semana, no turno da tarde e em qualquer local que tenha aglomerado de pessoas em situação de rua, como em praças públicas.


Teresina conta, a partir de agora, com o serviço “Banho Móvel”, um carro adaptado com chuveiros para oferecer condições de higiene às pessoas em situação de rua. Com a iniciativa, a Prefeitura de Teresina é pioneira no Brasil a implantar o serviço, já que as capitais brasileiras que possuem carros com essa finalidade são mantidos por organizações filantrópicas.

O carro do Banho Móvel está equipado com dois chuveiros, kits de higiene e um reservatório que acumula até mil litros de água, o que permite cerca de 20 banhos. Inicialmente, o serviço vai funcionar duas vezes na semana, no turno da tarde e em qualquer local que tenha aglomerado de pessoas em situação de rua, como em praças públicas.

O prefeito Firmino Filho ressalta que os investimentos feitos pela Prefeitura beneficiam toda a população. “A implantação do Banho Móvel é uma atitude de solidariedade à pessoa em situação de rua, sem vínculos familiares e sem um lar para chamar de seu. Além de fornecer condição de higiene, a equipe também leva assistência médica, serviço que já é feito pelo Consultório na Rua”.

Francisco Wagner, pessoa que vive em situação de rua desde que ficou desempregado, foi o primeiro a utilizar o serviço e se mostrou satisfeito com a iniciativa. “Esse banheiro móvel vai melhorar a saúde, a vida da pessoa em situação de rua, porque aqui em Teresina só temos um banheiro público e banhar nas praças, com roupa, é complicado”, afirmou.

De acordo com o médico do Consultório na Rua, Alan Lira, há pessoas em situação de rua que evitam procurar Unidades de Saúde ao se sentirem mal higienizadas. “O banho móvel vai mudar essa realidade e trará inúmeros benefícios. Além da questão do banho e da higiene corporal que contribui para evitar doenças, como condições dermatológicas, vamos levar também ações de saúde”, disse o médico.

O serviço será coordenado pela equipe do Consultório na Rua da FMS, que funciona no turno da tarde e tem uma equipe multiprofissional que circula em van, levando ações de saúde para as pessoas em situação de rua.

carro com chuveiro em Teresina para pessoas em situação de ruaTeresina ganha carro com chuveiros para pessoas em situação de rua. Foto: Rômulo Piauilino



Deixe seu comentário: