Política Por: Pedro H. Santiago Repórter 12 Mar 2018 20:25 Rede Piauí de Notícias

TRE/PI anula mandatos de seis vereadores de Valença

Haverá uma recotagem dos votos das eleições de 2016, e posteriormente os candidatos mais votados por outras coligações


Por unanimidade, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, decidiu manter a cassação de seis vereadores que compuseram as chapas "Compromisso com Valença I" e "Compromisso com Valença II", após a conclusão de fraude nas eleições de 2016 do município. O julgamento foi realizado hoje, 12.

Os juízes entenderam que as candidaturas interferiram no resultado das eleições,e  por isso, decidiu cassar os mandatos dos vereadores e respectivos suplentes da chapa. A fraude, no entendimento da acusação, aconteceu com o preenchimento da cota feminina em eleições. No caso, as mulheres seriam usadas como laranjas e não chegaram a participar de forma direta, com exposição de suas campanhas.

Os parlamentares cassados são: Raimundo Nonato, Leonardo Nogueira, Fátima Caetano, Benoni Sousa, Ariana Sousa e Stênio Romel.

Plano do TRE
A partir de agora, as candidatas tiveram seus direitos cassados por oito anos / Crédito: Agora Piauí

A partir da cassação, haverá uma recotagem dos votos das eleições de 2016, e posteriormente os candidatos mais votados por outras coligações, serão eleitos e empossados como novos vereadores da cidade. Todas os recursos se esgotaram e com isso, os vereadores só podem recorrer no Supremo Tribunal Federal (STF). 

As candidaturas “laranjas” foram de Geórgia Lima Verde Brito, Magally da Silva Costa, Maria Neide da Silva Rosa, Ivaltânia Vieira Nogueira Pereira da Silva e Maria Eugênia de Sousa Martins Gomes. As candidatas tiveram baixa quantidade de votos, inexistência de atos eleitorais e movimentação financeira e, com a decisão, se tornam inelegíveis por oito anos.

As coligações cassadas foram formadas pelos partidos PTC / PPS / PRB / PROS / PSC [Compromisso com Valença I]  e PMN/ PSB / PDT / PSL / PR / PSDB[Compromisso com Valença II].




Deixe seu comentário: