Política Por: Redação Rede Piauí Repórter 25 Set 2019 09:16 Rede Piauí de Notícias

Wellington Dias discute recursos para barragens com ministro do Desenvolvimento Regional

Participaram do encontro integrantes da bancada federal do Piauí em Brasília.


O governador Wellington Dias e a bancada federal piauiense estiveram, nessa terça-feira (24), em audiência com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, em Brasília. Na oportunidade, trataram sobre o aproveitamento de recursos da Barragem de Milagres, localizada no município de Santa Cruz dos Milagres, para obras de outras barragens, como a Nova Algodões, em Cocal; e a Barragem de Tinguis, entre os municípios de Brasileira, Batalha, Piracuruca e Piripiri.

O chefe do Executivo piauiense explicou que “o ministro apontou como solução para importantes obras que devem ser realizadas no estado a destinação de recursos já empenhados que eram voltados para uma obra importante, a Barragem dos Milagres, mas que infelizmente não conseguimos dar solução a uma judicialização. Esses recursos serão prioridades e destinados a obras já  em andamento como é o caso de Nova Algodões que beneficia a região do Rio Pirangi em direção a Buriti do Lopes e a Barragem de Tinguis que tem um impacto econômico e social para a população da região norte".

O senador Ciro Nogueira destacou que na audiência também foi conversado sobre a recuperação do Açude do Bezerro, em José de Freitas, e a recuperação da Barragem do Emparedado. “São obras importantes para a população e a bancada está ao lado do governador Wellington Dias nessas revindicações junto ao governo federal", comentou o parlamentar.

Wellington disse ter tratado dessa situação de forma emergencial. “O ministro entendeu que há um risco para o próximo período chuvoso e mesmo com toda escassez de recursos é preciso ter a liberação de um valor capaz de permitir imediatamente o inicio das obras e se trabalhar uma programação para chegar o período de chuvas mais fortes e não ter novas inundações ou risco nas barragens”, comentou Dias.

Para Assis Carvalho, as pautas debatidas com o ministro do Desenvolvimento são prioritárias e precisam ser urgentemente resolvidas e enfatizou a pauta sobre a estiagem e necessidade de atendimento à população de mais de 48 cidades que já declaram situação de emergência. “Precisamos da ampliação de recursos para a chegada da água a milhares de pessoas das regiões afetadas, com a utilização de carros pipas”, disse o parlamentar.

O deputado Atila Lira disse ser acertada essa política do Governo do Estado em concluir obras em andamento. “Atende os interesses do estado do Piauí e da sua população”, concluiu o parlamentar.

Wellington dias reunião com ministro do desenvolvimento regionalWellington Dias discute recursos para barragens com ministro do Desenvolvimento Regional. (Reprodução/Facebook)



Deixe seu comentário: