Piauí Por: Redação Rede Piauí Repórter 11 Out 2017 09:34 Rede Piauí de Notícias

Arquidiocese de Teresina divulga solenidade da Festa da mãe de Deus

O evento acontecerá a partir das 7h com a Santa Missa, em um palco ao lado da Igreja São Benedito


Dia 12 de outubro acontece a 11ª Festa da Mãe de Deus, data dedicada à Nossa Senhora da Conceição Aparecida realizada pela Arquidiocese de Teresina nesta quinta-feira (12). Essa data também marcará o encerramento do Ano Mariano na Arquidiocese. O evento acontecerá a partir das 7h com a Santa Missa, em um palco ao lado da Igreja São Benedito. Após a celebração, os fieis seguem em procissão pela Avenida Frei Serafim até o Centro Pastoral Paulo VI, onde a imagem da santa será coroada.

Em comemoração ao Ano Jubilar a organização da festa promove a Caravana Mãe de Deus. Foi realizada uma vasta programação em preparação para a grande festa dedicada a padroeira do Brasil. Através da peregrinação da imagem de Nossa Senhora pelas paróquias da cidade, áreas pastorais, diaconias e capelanias de Teresina. Esse gesto expressa a fé e devoção que os fiéis tem pela padroeira através do acolhimento da imagem.

Festa da mãe de Deus 2
Fiéis na procissão da Festa da Mãe de Deus. Foto: Reprodução Internet

Segundo o coordenador da festa, padre Fábio Fernandes que há 3 anos coordena o evento, a procissão e a caravana é uma forma dos fieis celebrarem e homenagearem Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que possui tantos devotos no país inteiro.

 “Com ela e para Ele. Ao lado da nossa mãe e com olhar voltado para o Pai. Esse é o aspecto primeiro da devoção a Maria. Afinal esse é o primeiro grande título partilhado por todas as comunidades cristãs. O fato dela ser a mãe de Deus. Por isso a data do dia 12 é tão importante e merece uma programação especial. Bom lembrar ainda que o fato de olhá-la como mãe já significa que nossa atenção está para o Pai”, justifica.

“Essa é verdadeira expressão da atividade missionária espontânea do povo de Deus que soube acolher esses privilégios de Nossa Senhora, celebrando-os, ao longo da história da Igreja, de modos variados e singelos . No Brasil, isso se torna particularmente evidente no belíssimo testemunho dos romeiros de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, título concedido à pequena imagem milagrosa da Virgem Maria, cujo tricentenário de sua descoberta por três simples pescadores, em 1717, comemora-se neste ano. Com essa santa devoção, os brasileiros exprimem a sua total confiança na intercessão da Virgem Santíssima, de quem o povo desta terra é especial devedor. Por isso eu mais uma vez renovo o convite para que todo o povo de Deus vivencie esse momento”, diz o coordenador.

Programação – Caravana Mãe de Deus

01/10 – Diaconia Nossa Senhora Aparecida – Forania Norte II

02/10 – Paróquia Santa Joana D´Arc – Forania Norte II

03/10 – Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Forania Norte I

04/10 – Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe e San Juan Diego – Forania Leste

05/10 – Diaconia Santa Teresa D´avilla – Forania Leste

06/10 – Paróquia Cristo Libertador – Forania Sudeste

07/10 – Paróquia São Francisco de Assis – Forania Sudeste

08/10 – Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe – Forania Sul II

09/10 – Diaconia Santa Edwigens – Forania Sul II

10/10 – Paróquia São Francisco de Assis – Cidade Nova – Forania Sul I

11/10 – Paróquia São Benedito – Forania Centro

12/10 – Celebração e Festa da Mãe de Deus




Deixe seu comentário: